Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2001 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Ganhe livros sobre tratamento de águas e reações químicas


O livro "Águas & Águas" é lançado no momento em que a água ganha maior importância por causa dos riscos de sua escassez. As indústrias já a consideram uma commodity, o que as obriga a controlar seu uso com mais rigor. Essa questão, as formas de tratamento da água desde a sua obtenção até sua utilização no abastecimento público e nas indústrias, informações físico-químicas, microbiológicas etc. são abordadas nas 500 páginas, divididas em 10 capítulos, do livro.
 
Dados sobre águas específicas para indústria farmacêutica, farmácias magistrais, piscinas, águas minerais e águas adicionadas de sais, Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e sobre o processo denominado bioaumentação, aplicado no tratamento de efluentes industriais, também são destacados no livro, assim como informações sobre soluções de detergentes e sanificantes, os princípios e etapas da higienização e os testes para avaliar a eficiência dos sanificantes.
 
Escrito por Jorge Antônio Barros de Macedo, professor da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG), a obra tem linguagem fácil, concisa e atual, o que permite sua utilização tanto por profissionais da área como por estudantes de nível superior, segundo destaca o autor.

Por enquanto, ele está sendo comercializado exclusivamente pela Internet, no endereço www.aguaseaguas.ufjf.br/Informacoessobreolivro.htm. O autor também presta informações pelo e-mail jmacedo@fbio.ufjf.br. O preço do livro é R$ 75,00, mais despesas de remessa.
 
Reações
 
Quais informações são necessárias para atacar um problema relacionado às reações químicas, qual a melhor forma de obtê-las e como selecionar um projeto razoável a partir das muitas alternativas? Estas e outras perguntas são levantadas e respondidas pelo livro "Engenharia das Reações Químicas", de Octave Levenspiel, do Departamento de Engenharia Química da Oregon State University (EUA).
 
Didático e já traduzido para o Português, o livro trata paulatinamente as idéias básicas até chegar às complexas soluções dos problemas. Segundo destaca o autor, a finalidade da obra é ensinar como enfrentar a situações vividas cotidianamente pelos profissionais que atuam nessa área. Para isso, são apresentados métodos simples de projetos, procedimentos gráficos e feitas comparações das capacidades de vários reatores.
 
Editado pela Edgard Blücher, o livro é distribuído pela Books International. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail info@livros.com.br, site www.livros.com.br/ ou pelo telefone (11) 3266-377. Custa R$ 79,00.

 
Veja aqui como ganhar esses livros

O Informativo CRQ-IV sorteará dois exemplares do livro "Engenharia das Reações Químicas" e três exemplares do livro "Águas & Águas".

Profissionais registrados e em dia com suas obrigações (inclusive os dispensados da anuidade) e estudantes cadastrados interessados em participar devem enviar uma única carta, fax ou e-mail para a Assessoria de Comunicação do Conselho.

Escreva por fora do envelope ou no campo assunto do e-mail ou fax seu nome completo, número de registro (ou cadastro, no caso de estudante) e o título da obra desejada. É possível participar dos dois sorteios, desde que sejam enviadas correspondências separadas. O sorteio será realizado dia 15 de maio de 2001, sendo os resultados divulgados no dia seguinte na seção "Novidades" deste site.

Alguns profissionais e estudantes estão perdendo a chance de participar dos sorteios por não observarem as regras. Por exemplo, enviam apenas uma carta para concorrerem a três sorteios. Ou então, não informam o número de seu registro ou cadastro. O Informativo adverte que inscrições assim serão sempre desconsideradas.
 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região