Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2003 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho promoverá encontro de professores


O CRQ-IV realizará dia 12 de junho, em sua sede, o I Encontro de Profissionais da Química que Atuam na Área Educacional. A intenção é reunir pelo menos um profissional de cada escola para apresentar em detalhes o Projeto Representante de Cursos. Comunicados divulgando o evento foram enviados mês passado para as mais de 200 instituições de ensino médio e superior de São Paulo e Mato Grosso do Sul que ministram cursos na área química.

O Projeto Representante de Cursos é uma iniciativa do CRQ-IV que busca fortalecer a formação dos futuros profissionais da química a partir da troca de informações e experiências entre as instituições de ensino. Com o apoio do Conselho, os representantes de cursos vão se reunir periodicamente para discutir, por exemplo, a definição de currículos que atendam às exigências do mercado de trabalho.

Além disso, caberá ao representante difundir a profissão química em sua região. Ele visitará escolas de nível fundamental e médio para passar aos estudantes informações que possam aguçar seu interesse nessa área de atuação.O professor também poderá representar o CRQ-IV em solenidades oficiais, proferir palestras sobre o Sistema CFQ/CRQs e propor e coordenar a realização de palestras técnicas que enriqueçam os conhecimentos dos alunos de sua escola e dos profissionais da região.

Todas as escolas podem indicar um representante por curso que ministre na área química. O indicado deve integrar o corpo docente da escola e estar regularmente registrado no CRQ-IV. Ter representantes de seus cursos no CRQ-IV pode ser bastante positivo para a escola. Só o fato de manter um de seus profissionais participando de fóruns que tornem seus cursos mais sintonizados com as necessidades do mercado de trabalho já se constitui num fator a ser explorado como estratégia de marketing.

Uma maior integração com o CRQ-IV também revigorará a imagem de seriedade da escola, facilitando o contato para a realização de convênios com indústrias que são constantemente fiscalizadas pelo Conselho. Tais convênios poderão propiciar não só maior facilidade para que os alunos tenham mais oportunidades de estágio e/ou emprego, como também possibilitará a criação de cursos específicos para formar trabalhadores que eventualmente estejam exercendo funções privativas do profissional da química.

Ao proferir palestras nas instituições de ensino do nível fundamental ou médio de sua região, o professor estará, indiretamente, fortalecendo a imagem dos cursos oferecidos pela escola que representa. A realização de um bom trabalho nessa área certamente resultará em mais matrículas para o período seguinte.

Encontro

O registro profissional no CRQ-IV não será requisito O registro profissional no CRQ-IV não será requisito para o encontro do dia 12 de junho. Mesmo os profissionais ou escolas que quiserem primeiro conhecer o projeto poderão participar do evento. As escolas que desejarem nomear já os seus representantes deverão enviar ao Conselho a Ficha de Indicação que acompanhou um ofício enviado mês passado pelo CRQ-IV. Já aquelas que preferirem primeiro conhecer um pouco mais o Projeto Representante de Cursos deverão inscrever seus professores (um por curso) pelos telefones (0xx11) 3061-6027 ou 3061-6029 ou ainda pelo e-mail fiscaliza@crq4.org.br.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região