Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2004 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Palestras gratuitas recomeçam em março


A diretora técnica da Fundacentro/SP, Arline Sydneia Abel Arcuri, será uma das expositoras do primeiro Ciclo de Palestras de 2004. Bacharel em química pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo, ela fará uma apresentação sobre Segurança em Laboratório Químico, abordando aspectos que vão desde a infra-estrutura do laboratório, passando pelos riscos inerentes à prática do trabalho em laboratório, efeitos de alguns produtos químicos no organismo e o que deve ser feito para reduzir riscos de acidentes.

O Ciclo contará novamente com a presença do professor Flávio Leite, da T&E Analítica, que desta vez falará sobre Amostragem na Análise Química. A amostragem do campo ao laboratório, a busca do embasamento científico, e a cinética de validade serão alguns dos tópicos de sua apresentação.

Outro profissional que retorna ao Ciclo para atender a vários pedidos é o Engenheiro Carlos Mumme, diretor da Propiscinas, que falará sobre Tratamento Químico de Piscinas.

Reuso da Água na Indústria será o tema da palestra dos engenheiros Elso Vitoratto, professor da Fac. Oswaldo Cruz e diretor da empresa Proacqua, e José Orlando Paludetto Silva, consultor do Centro Internacional de Referência em Reuso de Água, vinculado à POLI-USP.

A participação no Ciclo de Palestras é gratuita. Para se inscrever, ligue exclusivamente para o telefone (0xx11) 3061-6025, das 9h30 às 15h, apenas nos períodos indicados na tabela. Fique atento aos horários, pois desta vez teremos palestras no período da tarde. Pretende-se que as apresentações tenham início rigorosamente no horário marcado. Salvo razões de força maior, não será permitida a entrada depois que a palestra começar. Todas as apresentações acontecerão na sede do Conselho. 

Programação do Ciclo de Palestras
Data
Horário
Título
Apresentador
Principais tópicos
Inscrições
05/03
9h às 12h
Tratamento químico de piscinas Carlos Mumme, Diretor da Propiscinas Tratamento físico, químico, alcalinidade, pH, produtos e equipamentos
01 a 04/03
12/03
14h às 17h
Reuso da água na indústria Elso Vitoratto e José Orlando P. Silva Introdução,tipos de reúso, tecnologias e tratamento, estudo de caso
08 a 11/03
19/03
14h às 17 h
Amostragem na análise química Flávio Leite, diretor da T&E Analítica Amostragem do campo ao laboratório; a busca do embasamento científico; a cinética de validade, armazenagem e a amostragem para análise; os protocolos e a validação envolvida na amostragem para análise.
15 a 18/03
26/03
9h às 12h
Segurança em laboratório químico – Riscos Ocupacionais Arline Arcuri, diretora técnica da Fundacentro/SP Riscos relacionados à estrutura física e instalações; Riscos relacionados com as práticas de trabalho; Riscos devido aos produtos químicos; Controle dos riscos
22 a 25/03
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região