Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Workshop em julho tratará de cosmetovigilância


Como parte das atividades em comemoração aos 50 anos da Lei 2.800, a Comissão Técnica de Cosméticos do CRQ-IV promoverá dia 27 de julho, em sua sede, o Workshop Cosmetovigilância. Apoiado pelo Sindicato dos Profissionais da Química (Sinquisp), o evento terá entre seus palestrantes o toxicologista Philippe Masson, representante da União Européia e professor das universidades de Bordeaux (França) e Bruxelas (Bélgica), o Químico Industrial João Hansen, diretor técnico da Avon e o dermatologista André Vergnanini, da Allergisa Pesquisa Dermato-Cosmética. No fechamento desta edição, a organização estava negociando a participação de outros especialistas no assunto. A programação será publicada no site do Conselho tão logo seja fechada.

A cosmetovigilância é um sistema por meio do qual a indústria recebe dos consumidores informações sobre efeitos adversos dos produtos, as quais devem ser avaliadas e repassadas, no caso do Brasil, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e aos países membros do Mercosul. Em junho de 2005, o Mercado Comum do Sul publicou uma resolução determinando que as empresas fabricantes e importadoras de produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumes implantassem sistemas de cosmetovigilância até o final daquele ano. A Anvisa ratificou a obrigatoriedade por meio da Resolução 332/05.

O objetivo do workshop idealizado pela Comissão Técnica de Cosméticos do Conselho é esclarecer aos profissionais e às empresas do setor o que é o sistema de cosmetovigilância e como ele pode ser implantado, além de mostrar os resultados obtidos por quem já o utiliza. Para tanto, vai levar ao evento não só indústrias brasileiras que o implantaram, mas também palestrantes internacionais para mostrar a experiência de outros países.

A participação no workshop é gratuita e aberta apenas aos Profissionais da Química em situação regular no Conselho. As inscrições deverão ser feitas a partir do dia 10 de julho, das 9h30 às 15h, somente pelos telefones (0XX11) 3061-6040/25. As vagas são limitadas, tendo direito a participar aqueles que se inscreverem primeiro.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região