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Set/Out 2022 

 


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Setor de saneantes registra elevação de números positivos, indica anuário


Pesquisa mostra aumento no faturamento, crescimento de empresas e de empregos

Anuário divulgado dia 27 de setembro pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) mostrou que a produção do setor se manteve estável entre 2019 e 2021. Na comparação entre 2021 e 2020, o faturamento do setor avançou 6,7%, alcançando R$ 32 bilhões. Para o mesmo período, também foram registrados aumentos no número de empresas, que passaram de 2.611 para 2.974 (5,8%) e na geração de empregos diretos, que subiram de 87.210 para 89.438 profissionais (2,5%).

Realizado de modo virtual, o evento de lançamento do anuário foi comandado por Juliana Marra, presidente da Abipla. Ela ressaltou que a entidade tem quase 50 anos de trajetória e que vem crescendo em número de associados e no que oferece à sociedade em termos de informação e melhorias para o setor. Ela citou ainda a parceria firmada com o Conselho Federal de Química para dissipar fake news e comunicar sobre o uso correto de produtos de limpeza. “Esse foi um dos pontos altos
do nosso ano”, salientou.

Paulo Engler, diretor-executivo da Abipla, chamou a atenção para a “a chegada de novos entrantes no setor, especialmente, no segmento de sabões e detergentes. Atualmente, as microempresas são maioria entre os fabricantes de produtos de limpeza”, disse.

Sobre as expectativas de produção de saneantes para 2022, Engler afirmou que deve ser um ano de crescimento. “Em 2019, atingimos nosso recorde histórico e mantivemos estabilidade em 2020 e 2021. Neste ano, a expectativa é que a produção cresça 2%”. Parte dessa alta, afirmou, deve ser impulsionada principalmente pela melhoria do cenário macroeconômico nos últimos meses, em face da redução do preço da energia elétrica e dos combustíveis que impactam fortemente no custo industrial e também pelo lançamento de novos produtos. “A retomada de toda a atividade econômica, volta das cadeias produtivas de abastecimento, equalização de vários custos industriais que oscilaram muito durante a pandemia, diminuição do desemprego no Brasil, a menor flutuação do dólar, enfim, vários fatores se normalizaram no transcorrer de 2022, fazendo com que a indústria planeje lançar novidades e crescer em produção”, completou.

O executivo também explicou que o anuário foi lançando agora devido a um atraso na divulgação dos dados coletados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Em anos anteriores, a publicação foi apresentada em agosto. Engler disse que esta foi a primeira vez que o censo apresentou os dados dos setores “higiene pessoal” e “limpeza” separadamente, atendendo a um pleito da Abipla.

Tendências – O evento contou com as apresentações de dois especialistas em análise de mercado e tendências de consumo: Claudio Czarnobai, da NilsenIQ, e Paula Ferolla, da Euromonitor Internacional. Segundo Czarnobai, em termos econômicos, o ano de 2022 apresenta uma tendência positiva de crescimento, inclusive em relação ao emprego. Entretanto, com o aumento do valor da cesta básica e a redução do poder de compra do consumidor, a escolha dos produtos é baseada especialmente no preço.

Paula Ferrola destacou que o consumidor está mais cauteloso e atento aos produtos que reúnem qualidade, baixo preço e fragrância atrativa. Produtos éticos e sustentáveis também ganham protagonismo e muitas marcas já apostam nessa tendência. Ela ressaltou ainda que o crescimento do e-commerce na área de home care no Brasil (85%) foi superior ao aumento global (75%).

Fonte de referência para empresas do setor, o anuário pode ser baixado do site da Abipla.
 





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