Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CRQ-IV substitui notebooks por tablets e moderniza a fiscalização


Mais ágil, sustentável e menos custoso, processo passa a ser totalmente digital

Fotos: CRQ-IV

 

Sistema possui diferentes telas possibilitando que todo o trabalho de fiscalização seja feito digitalmente

Os vinte e sete fiscais do CRQ-IV que atuam na capital e no interior do estado de São Paulo contam com uma nova ferramenta de trabalho. O tablet substituirá o uso do notebook e da impressora, que precisavam obrigatoriamente serem carregados pelos agentes durante as vistorias. A iniciativa é pioneira entre os Conselhos Regionais de Química e caminha em sinergia com a era digital, focada em segurança da informação, soluções mais assertivas, sustentabilidade e celeridade.

Os novos equipamentos contam comum aplicativo desenvolvido pelo setor de Tecnologia e Informação do CRQ-IV e começaram a ser utilizados no mês de abril, após o treinamento da equipe de fiscais. Apesar de o modelo ainda estar em período de testes, já foram realizadas 1,2 mil vistorias com o novo sistema.

Antes elaborados num formulário feito no software Word e posteriormente impressos para assinatura dos responsáveis, os relatórios da fiscalização e demais documentos agora passam a ser preenchidos no tablet por meio dessa nova plataforma. Os documentos são assinados no próprio dispositivo e transmitidos de forma automática ao responsável pela empresa vistoriada (via e-mail) e ao setor de fiscalização do CRQ-IV, sem a necessidade de impressão.

Custeada pelo Conselho Federal de Química (CFQ), a aquisição dos tablets foi feita este ano e totalizou um investimento na ordem de R$ 167 mil. O desenvolvimento do aplicativo ficou sob a responsabilidade da área de Tecnologia e Informação do Conselho, que trabalhou nesse projeto nos últimos dois anos para atender às demandas do fluxo de trabalho elaborado pela Gerência de Fiscalização.

A ideia do projeto surgiu em meados de 2019, proposta pelo então gerente de Fiscalização Wagner Contrera Lopes, atual superintendente do Conselho. “Nós começamos a estudar alternativas junto com o setor de Tecnologia e Informação e, em determinado momento, surgiu a ideia do tablet por ser um equipamento mais leve, que poderia reduzir custos, trazer mais sustentabilidade e facilitar a operacionalização das vistorias”, contou.

A mudança possibilitará uma redução anual de aproximadamente 520 cartuchos de tinta para as impressoras que funcionavam acopladas aos notebooks e de 260 mil folhas de papel sulfite usadas na impressão dos termos de vistoria. Financeiramente, a medida representará uma economia anual de R$ 75 mil.

Andrea Mariano, gerente de Fiscalização

Tempo real – Além de vantagens nos quesitos ergonômico, financeiro e sustentabilidade, a adoção dos tablets oferece também mais celeridade ao andamento do processo fiscalizatório.

Como conta a Engenheira Química Andrea Mariano, atual gerente de Fiscalização, no fluxo anterior os relatórios de vistoria eram processados com cerca de uma semana de atraso. Isso porque os fiscais da capital faziam a entrega dos documentos na sede do Conselho somente após concluídas todas as vistorias da semana. A demora era maior ainda no caso das vistorias feitas no interior, pois os respectivos relatórios eram remetidos ao CRQ-IV via Correios.

Nas duas situações, ao chegarem na sede os documentos precisavam ser digitalizados para só então, quando necessário, serem encaminhados para adoção de providências, como envio de intimações, atualização de dados cadastrais etc. “Nós ainda estamos em uma fase inicial de alimentação desse banco de dados. Todas as informações que o fiscal preenche durante a primeira vistoria como tablet servem para alimentar o sistema, para que na vistoria seguinte elas já apareçam de forma automática, otimizando o trabalho”, explicou Andrea Mariano.

Outra vantagem é que a plataforma foi desenvolvida para trabalhar on-line e off-line. “Mesmo que o fiscal esteja sem internet naquele momento, ele consegue fazer o relatório e assim que o sinal volte a ficar disponível, o sistema fará a sincronização dos dados. Existem empresas em algumas regiões do interior onde não há sinal de internet e o trabalho não poderia ser inviabilizado por conta disso”, ressaltou a gerente.

 

Fiscal demonstra entusiasmo com a mudança

 

 

Luciana Mamede trabalha há dez anos como fiscal

O Informativo CRQ-IV acompanhou a agente fiscal Luciana Bragil Mamede durante uma vistoria de rotina em uma empresa localizada no bairro de Vila NovaYork, na Zona Leste da capital paulista. A profissional atua no Conselho há cerca de10 anos e demonstrou grande entusiasmo com a mudança, relatando as facilidades que ela trouxe ao dia a dia de trabalho.

“A nossa mala com o notebook e a impressora pesava cerca de 9kg. Mesmo sendo uma mala com rodinhas era necessário muitas vezes subir e descer escadas, por exemplo. Além disso, por ele [o tablet] ser muito mais compacto, nós ganhamos no quesito espaço. Antes era preciso encontrar na empresa uma mesa com no mínimo meio metro [para montar o equipamento], agora em um espaço de 30 X 30 cm já conseguimos trabalhar”, destacou Luciana.

Ao chegar à empresa vistoriada naquele dia, a fiscal rapidamente conseguiu se acomodar em uma mesa e montar o seu equipamento de trabalho, que além do tablet inclui um teclado e uma caneta touch screen para assinatura digital. Em determinado momento, Luciana precisou se dirigir até outro espaço da fábrica, sendo possível que ela levasse consigo o tablet.

Parte dos dados relacionados à empresa foram automaticamente inseridos no relatório, sem que a agente fiscal precisasse preenchê-los. Isso porque a plataforma realiza uma sincronização com o banco de dados do CRQ-IV. A expectativa é que esse preenchimento se torne ainda mais eficiente à medida que as próximas vistorias nessa mesma empresa sejam realizadas, pois o banco de dados estará ainda mais completo com as novas informações inseridas pelos fiscais.

“É um ganho de confiabilidade e produtividade, uma vez que as informações são automaticamente alimentadas. Quando você faz [o trabalho] manual a chance de errar alguma informação é muito maior”, comparou Luciana. Ela também comentou que aplicativo possui uma configuração inteligente que não permite que o termo de vistoria seja concluído caso alguma informação obrigatória não tenha sido preenchida, o que auxilia o fiscal.

Ao final do processo de vistoria, o responsável pela empresa vistoriada pôde conferir o relatório no próprio aparelho, assiná-lo e rapidamente recebeu uma cópia do documento em seu e-mail.

Nacional – O novo modelo de vistorias adotado pelo CRQ-IV será detalhado durante o IV Encontro Nacional de Fiscalização (ENF 2022), que o CFQ programou para os dias 5 e 6 outubro, em Brasília. A apresentação deverá ser precedida da exibição de um vídeo gravado em São Paulo mostrando o trabalho de um fiscal com ouso do novo equipamento.

 

 

Projeto é premiado em conferência

 

O CRQ-IV o Prêmio Melhores Práticas Aplicáveis aos Conselhos Profissionais durante sua participação na 6ª Conferência Nacional dos Conselho Profissionais, promovida pela empresa SILP - Sistema Integrado de Licitações Públicas, em Brasília,  de 29/08 a 01/09. A entidade foi a vencedora na modalidade Inovação na Fiscalização (atividade finalística), por conta do trabalho que vem desenvolvendo há cerca de dois anos e que resultou na montagem de um sistema de fiscalização mais ágil e sustentável. Veja mais detalhes clicando aqui.

 





 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região