Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mais de 350 profissionais participaram dos minicursos e do seminário


Como parte das comemorações pelos 50 anos da Lei 2.800/56, o CRQ-IV promoveu nos meses de novembro e dezembro seis minicursos e um seminário. Patrocinados pela Caixa Econômica Federal, os eventos ocorridos na sede e nas cidades de Araraquara, Americana, Campinas e Ribeirão Preto reuniram 356 profissionais, que tiveram a oportunidade de, gratuitamente, ampliar seus conhecimentos e até mesmo encontrar soluções para problemas do dia-a-dia.

Os minicursos trataram de temas como Controle Integrado de Pragas, Amostragem e Validação em Usinas de Açúcar e Álcool, Nanotecnologia aplicada aos Têxteis, Implantação de Sistema de Qualidade em Laboratório e Tecnologia na Produção de Cachaça. Já o seminário discutiu a atuação do Profissional da Química em atividades de meio ambiente.

Foi muito grande o interesse que os eventos despertaram. Em algumas cidades, as inscrições foram preenchidas poucas horas depois de terem sido abertas, impossibilitando a participação de dezenas de profissionais.

Na palestra feita antes do minicurso promovido em Ribeirão Preto, dia 02 de dezembro, o presidente do CRQ-IV, Engenheiro Industrial - Modalidade Química, Manlio de Augustinis, afirmou que a entidade fará esforços para que o programa de educação continuada seja ampliado em 2007.

As apresentações feitas pelos instrutores estão disponíveis na seção "downloads" do site do Conselho. Na página www.crq4.org.br/mini.php estão as matérias produzidas durante os minicursos e as avaliações feitas pelos participantes ao final de cada evento.

Meio Ambiente - O seminário foi promovido pela Câmara Técnica de Meio Ambiente, mantida pelo CRQ-IV, e aconteceu dia 30 de novembro, no auditório da sede. Participaram, gratuitamente, 133 profissionais. Na abertura do seminário, o vice-presidente do Conselho, Engenheiro Químico Lauro Pereira Dias, destacou que a entidade “tem privilegiado a realização de eventos de caráter técnico com o propósito de estimular a troca de informações entre os profissionais da química, além de incentivar a busca pelo seu constante aprimoramento”. O vice-presidente aproveitou a oportunidade para destacar a colaboração dos integrantes das câmaras técnicas mantidas pelo Conselho, cujo trabalho tem permitido a promoção de tais eventos.

Na primeira palestra do dia, Roberta Paro, da Fundação Dom Cabral – um centro de desenvolvimento de executivos e empresas – apresentou uma pesquisa realizada pela instituição sobre a maneira como as companhias incorporam entre seus objetivos estratégicos questões ambientais, econômicas e sociais ligadas à sustentabilidade. O estudo, que ouviu 134 empresas, mostrou que desafios ambientais como equilíbrio de ecossistemas, mudança climática, água e energia estão entre as que os empresários consideram mais difíceis de enfrentar. A pesquisa ressaltou, contudo, que isso não tem impedido as companhias de incorporarem entre seus objetivos estratégicos o cuidado com o meio ambiente.

Clique aqui para acessar a página onde poderão ser baixadas cópias das apresentações feitas pelos palestrantes durante o seminário. 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região