Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2007 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

História - Espaço para receber os profissionais


Depois de quatro anos funcionando numa sala do prédio do Banespa, a direção do CRQ-IV deu um passo importante no sentido de melhorar a infra- estrutura da entidade: em abril de 1961, concretizou a compra do 14º andar do Edifício Britânia, localizado na Rua Libero Badaró, também no centro de São Paulo. A mudança para o local, contudo, só aconteceu em setembro de 1964. A necessidade de se fazer uma ampla reforma nas instalações e mobiliá-la, além da escassez de recursos, foram as razões que causaram a demora na mudança.

Seis anos depois, foi adquirido mais um andar para acomodar o Plenário e a Diretoria do Conselho. Na cerimônia de inauguração das novas instalações foram entregues livros técnicos doados pelo Conselho ao Instituto de Química e à Escola Politécnica da USP, à Faculdade de Engenharia Industrial (FEI) e à Escola de Engenharia Química Santa Cecília, de Santos/SP. O Instituto Mauá, por sua vez, recebeu um cheque referente a 40 bolsas de estudo concedidas a seus alunos.

Em 1985, na gestão do Químico Industrial Olavo de Queiroz Guimarães Filho, o Conselho comprou mais um andar do Edifício Britânia – o 12º – para acomodar os departamentos jurídico, de fiscalização e de contabilidade. Em 1988, foi adquirido o 11º andar para abrigar, principalmente, o arquivo.

Cerca de dez anos depois, ainda na gestão de Guimarães Filho, o Conselho começaria a pensar na mudança de endereço de sua sede. De acordo com o atual presidente da instituição, Manlio de Augustinis, que na época era seu diretor executivo, entre os principais motivos que levaram o Conselho a comprar um terreno e iniciar a construção de um novo prédio estava a falta de espaço para expandir os serviços, o arquivo e a biblioteca. Também não havia estrutura para organizar eventos, como cursos e palestras.

Assim, em 1996 o plenário do CRQ-IV autorizou o investimento de recursos na compra de um terreno e na construção da nova sede. Demorou pouco mais de dois anos para que o Conselho encontrasse um terreno bem localizado e de valor compatível com seu orçamento. Adquirido o espaço, gastaram-se mais três anos na licitação e na execução da obra.

Em 2002, o Conselho passou a atender em sua nova sede, na Rua Oscar Freire, próxima das estações Clínicas e Sumaré do metrô e com estacionamento próprio e gratuito para os visitantes. Além de possibilidade de remanejar espaços conforme as necessidades, o prédio dispõe de espaços para eventos e que constantemente abrigam palestras, cursos e seminários promovidos pelo próprio CRQ-IV, por entidades parceiras e por empresas da área química.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região