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Comissão apresenta guia para montagem de laboratório


Juntamente com o Projeto Selo de Qualidade para cursos técnicos, o Conselho lançou o Guia de Laboratório para o Ensino de Química: instalação, montagem e operação, em 11 de agosto, durante cerimônia de comemoração de seu cinqüentenário. Produzido pela Comissão de Ensino Técnico da entidade, ele está disponível para download. Clique aqui para obter uma cópia.

Freqüentemente, escolas procuravam o CRQ-IV em busca de informações sobre a montagem de laboratórios para realização de aulas práticas. "Na ânsia de responder a essas instituições, constatamos carência de material, de normas e de especificações para laboratórios voltados ao ensino de química", lembrou o conselheiro Paulo César A. de Oliveira, um dos coordenadores da comissão que produziu o Guia. Diante da falta de publicações específicas, a comissão se dispôs a elaborar um documento que atendesse a tais necessidades.

O trabalho foi embasado em normas da ABNT, do Ministério do Trabalho e do Ministério da Saúde, além da experiência dos profissionais que a ele se dedicaram. O Guia traz orientações sobre a construção (piso, portas, janelas), instalações (elétrica, hidráulica, mobiliário, proteção contra incêndio), segurança (sinalização, equipamentos e saídas de emergência), armazenagem, descarte de resíduos e as boas práticas laboratoriais.

A publicação também apresenta uma relação dos equipamentos necessários para que o laboratório tenha a estrutura mínima para funcionar. Traz, ainda, tabelas que mostram, por exemplo, as propriedades físico-químicas de alguns solventes, os agentes de secagem para compostos orgânicos, a lista de incompatibilidade de produtos e reações provocadas, as substâncias que reagem com a água etc.

A segurança é um tema abordado em todos os capítulos do Guia: desde as recomendações sobre piso até o manuseio dos equipamentos. Para o Bacharel em Química Antônio Verga Filho, consultor para a área de segurança em laboratório e que participou da revisão técnica do Guia, essa preocupação se justifica pelo agrupamento de pessoas no laboratório de ensino. Soma-se a isso o fato de que não se tem, nesses ambientes, apenas profissionais treinados como numa indústria, mas pessoas em fase de aprendizagem.

Para Verga, o principal problema dos laboratórios de ensino são as instalações montadas em desacordo com as especificações técnicas, o que muitas vezes ocorre por falta de fontes de consulta. "Por isso, esse material do CRQ-IV é importante", salienta. Ele destaca que o Guia indica as principais leis e normas que, embora não tratem especificamente de laboratórios de ensino, devem ser atendidas.

Verga alerta os professores responsáveis pelas disciplinas ministradas em laboratório para um dado estatístico preocupante: 80% dos acidentes no local ocorrem por causa de comportamentos inadequados. Assim, além de terem disponibilizada uma infra-estrutura segura, os estudantes precisam ser conscientizados pelos professores sobre a necessidade de atenção total no laboratório. O Guia produzido pelo CRQ-IV também faz essa advertência: "[Os alunos] devem ser orientados a não fazerem brincadeiras nas dependências do laboratório e a não realizarem experimentos não-autorizados pelo professor".

O Guia de Laboratório para o Ensino de Química integra o Projeto Selo de Qualidade e poderá ser usado como material de apoio para que as escolas interessadas em obter a certificação possam avaliar suas instalações. A Comissão de Ensino Técnico observa que a publicação não é definitiva e poderá ser atualizada sempre que novas contribuições forem enviadas ou à medida que surgirem novas normas técnicas relacionadas ao assunto. Por essa razão, é importante que os responsáveis técnicos e os professores que ministram aulas em laboratório façam visitas periódicas ao site do CRQ-IV para verificar possíveis atualizações.
 




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