Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2015 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Royal Society of Chemistry homenageia químico brasileiro


Ganhador de prêmio dado pelo CRQ-IV, Dias é incluído em lista comemorativa

Arquivo

Dias foi premiado pelo CRQ-IV em 2014

O professor Luiz Carlos Dias, do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (IQ-Unicamp), é o único brasileiro entre os 175 cientistas homenageados pela Royal Society of Chemistry (RSC) por meio do programa “175 Faces of Chemistry”, que irá publicar um perfil de cientistas de destaque por semana até 23 de fevereiro de 2016, quando a entidade completará 175 anos de existência.

Segundo a RSC, a iniciativa busca destacar pesquisadores em atividade, ou de importância histórica, que alcançaram um grau de excelência em suas trajetórias. Organização britânica dedicada ao ensino e à pesquisa, a RSC já publicou o perfil de Dias em http://rsc.li/1MwGC4h, destacando, entre outros pontos, o desafio de combater as doenças negligenciadas (como a malária), seu principal foco de atuação.

Nascido em Balneário Camboriú (SC) e graduado em Química pela Universidade Federal de Santa Catarina (1988), Dias possui Doutorado em Química (Unicamp, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). Além de ser professor titular do Departamento de Química Orgânica do IQ-Unicamp, é pesquisador do CNPq. Em 2008, seu laboratório foi credenciado pela Organização Mundial da Saúde como Centro de Referência Mundial para síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas. É colaborador da Medicines for Malaria Venture (MMV) e da Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), entidades internacionais dedicadas a desenvolver medicamentos para combater doenças negligenciadas.

Agraciado em 2014 pelo CRQ-IV com o Prêmio Walter Borzani, o professor da Unicamp já havia recebido, também no ano passado, o título de “fellow” da RSC, em reconhecimento às suas contribuições para as Ciências Químicas. Dias liderou o grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos que desenvolveu um processo mais barato de produção da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, medicamento para controle do colesterol mais vendido do mundo.

O professor já recebeu várias outras premiações e homenagens, como o Prêmio Capes de Teses (2013), o Prêmio Santander Universidades – Ciência e Inovação na Área da Saúde (2014) e, neste ano, a Medalha Simão Mathias, da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), e o 3-Year Award Membership, da American Chemical Society (EUA). É membro titular das academias paulista e brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região