Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2012 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Veterano cria cera de abelha em pó


Foram necessários dois anos de pesquisas e muitas experimentações para que o Técnico em Química Pedro Barbieri, de 81 anos, conseguisse realizar a transformação em pó da cera de abelha sólida convencional. "Meu produto pode ser aplicado em qualquer processo que usa a cera sólida, como pomadas dermatológicas e, na área cosmética, na fabricação de batons e cremes", garante. A inovação já está com patente requerida no Instituto Nacional de Propriedade Industrial e disponível para empresas que queiram investir na produção em escala.

Responsável Técnico pela empresa Cerapura Indústria e Comércio Ltda., localizada na Zona Sul de São Paulo, Barbieri concilia os trabalhos do cotidiano com a busca contínua por novos produtos. Persistente, ele destaca as vantagens da cera em pó. "Ela proporciona um manuseio mais limpo. Além disso, facilita a realização de análises por amostragem, viabilizando uma separação exata de qualquer quantidade. Ao mesmo tempo, facilita o transporte e o armazenamento com custos mais baixos, exigindo locais menores para estocagem", enumera.

O Técnico em Química sempre gostou de buscar alternativas para melhorar a fabricação de produtos, notadamente os destinados aos segmentos farmacêuticos e de cosméticos. Um de seus primeiros empregos, aos 23 anos, foi no laboratório da Companhia Farmacêutica Brasileira.

Na Cerapura, a rotina de Barbieri começa antes de o sol raiar. "Entro às cinco da manhã todos os dias. Gosto muito do que faço e, graças a Deus, tenho saúde para continuar com os meus projetos", conta. Para a realização de suas pesquisas montou dentro da empresa um modesto laboratório, mas que tocado com muita dedicação e persistência atende às suas necessidades.

Por enquanto, a cera em pó é produzida em pequena escala. São somente 20 kg por mês, pois esta é a quantidade que o pequeno laboratório de Barbieri comporta. "Ofereci a produção ao dono da empresa, mas, por enquanto, ele não tem projetos para substituir as máquinas atuais", explica.

Passo a passo - O processo de elaboração da cera em pó começa com a obtenção da cera sólida natural, ainda em estado bruto, obtida diretamente dos favos de mel. Em um recipiente inoxidável, o material é levado a uma temperatura de 120ºC. Paralelamente, dissolve-se bicarbonato de potássio em água potável a 90ºC em um decantador de alumínio ou de aço inoxidável.

Com um agitador mecânico e um registro de saída de líquidos em sua porção inferior, a cera fundida é adicionada sobre a solução de bicarbonato de potássio, a fim de criar uma emulsão. Para a decantação é adicionada água potável a temperatura de 25ºC. Em seguida, o material descansa por um dia para que ocorra a separação da água e da cera em pó, que fica sobre a água, sendo posteriormente retirada com um tecido permeável.

O pó, que tem uma textura parecida com farinha de trigo, é lavado de três a quatro vezes para a total retirada do bicarbonato de potássio. A substância fica em secagem por mais um dia e, em seguida, é levada a uma estufa de madeira para secagem por ventilação. Esta última etapa do processo demora aproximadamente três dias.

Apesar da idade, Barbieri nem pensa em se aposentar e avisa: as empresas que desejarem obter mais informações sobre a cera podem entrar em contato pelo telefone (11) 5515-1825.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região