Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Tintas: lei limita uso de chumbo em formulações


A edição de 04 de agosto do Diário Oficial da União publicou a Lei nº 11.762, limitando o uso de pigmentos e secantes à base de chumbo em tintas imobiliárias. A lei estabelece que tintas imobiliárias não poderão conter chumbo em concentração igual ou superior a 0,06%, em peso, expresso como chumbo metálico, determinado em base seca ou conteúdo total não-volátil. O mesmo vale para tintas de uso infantil e escolar, vernizes e materiais similares, incluindo não só a fabricação como também a distribuição e importação desses produtos.

A lei entrará em vigor 180 dias após a sua publicação e prevê penalidades – como aplicação de multas e apreensão de produtos – às empresas que não a respeitarem. Os responsáveis pelas empresas, inclusive os profissionais que atuam como responsáveis técnicos, poderão, ainda, ser processados civil e criminalmente.

A medida foi recebida com satisfação pela Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), que inclusive forneceu subsídios técnicos para a sua elaboração. Segundo Fernando Peres, presidente do Conselho Diretivo da Abrafati, "essa lei representa uma grande contribuição à cadeia produtiva de tintas, nos aspectos de saúde ocupacional e de meio ambiente". Ele salientou que a entidade defendia enfaticamente o estabelecimento de restrições ao uso de chumbo, "tanto é que estudos feitos pela Abrafati serviram como base para a apresentação do projeto de lei".

Antes mesmo do início da tramitação do projeto, a Abrafati já havia estabelecido uma auto-regulamentação, seguida pelas empresas associadas, em relação ao uso de pigmento de chumbo nas tintas imobiliárias.

Dificuldades - A Abrafati não possui dados sobre o número de indústrias que seriam afetadas pela nova lei, mas avalia que, atualmente, somente uma parcela reduzida da produção nacional inclui pigmentos à base de chumbo em tintas de uso imobiliário. São empresas de menor porte, pois as maiores – com vistas ao mercado externo e em função de suas políticas de segurança, saúde e meio ambiente –, já não utilizam esses compostos.

A entidade também não acredita que a nova lei colocará em risco a sobrevivência das empresas que se utilizam de formulações que agora passarão a ser proibidas. De acordo com a associação, existem no mercado interno fornecedores de pigmentos e secantes alternativos que proporcionam resultados tecnicamente equivalentes.
 
 Pré-medidos: portaria entra em vigor em novembro

Passará a vigorar a partir de 20 de novembro a Portaria 248, de 17/07/2008, do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro), que estabelece os critérios para verificação do conteúdo líquido de produtos pré-medidos com conteúdo nominal igual, comercializados nas grandezas de massa e volume.

Em 20 de outubro, a Associação Brasileira de Cosmetologia promoverá uma palestra com representantes do Inmetro para discutir os impactos da portaria no setor. O evento será exclusivo para associados, mas foram abertas três vagas para profissionais vinculados ao CRQ-IV e que atuem na indústria cosmética. Para participar, envie e-mail para  crq4.comunica@totalwork.com.br  e informe os seguintes dados:
  • Nome completo
     
  • Nº de inscrição no CRQ-IV
     
  • Empresa onde trabalha
     
  • Cargo que ocupa
     
  • Telefone pelo qual poderá ser contatado (a) em horário comercial.
O sorteio acontecerá dia 10/10/2008, sendo o resultado publicado neste site.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região