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2ª Via de Carteira - Conselho Regional de Química - IV Região

2ª Via de Carteira 

 


A 2ª Via da Carteira de Identidade Profissional deve ser solicitada nas seguintes situações:

  • Quando houve alteração de nome do (a) profissional

  • Em caso de roubo/furto do documento

  • Em caso de extravio

  • Quando a carteira estiver danificada

Documentação necessária:

Após o preenchimento, imprima e assine o documento.

  • Cartão de Identificação Profissional.

Clique aqui para preencher o formulário. Importante: se estiver usando os navegadores Chrome ou Firefox, o formulário será baixado para o seu computador. Veja aqui como abri-lo e preenchê-lo.
Após o preenchimento, imprima e assine o documento.
Atenção: será preciso, para colar no cartão, uma foto 3X4 (colorida com fundo branco, de frente e recente; não serão aceitas fotos de perfil, escaneadas, reaproveitadas ou com camisa de times e estampas).

  • Original da Carteira de Identidade Profissional (cédula e livrete). Caso a segunda via esteja sendo solicitada por motivo de perda, furto ou roubo da Carteira, junte à documentação Boletim de Ocorrência ou carta de próprio punho justificando a não entrega do documento.

  • Cópias simples dos seguintes documentos:

RG ou Registro Nacional de Estrangeiro;

Caso tenha ocorrido mudança de nome, juntar cópia da certidão de casamento ou divórcio.

Cartão do CPF ou situação cadastral na Receita Federal;

TAXAS

A taxa para esse procedimento é de R$ 119,00.

Formas de pagamento - Apenas via boleto bancário. Siga os passos a seguir para fazer a emissão:

  • Acesse um dos links abaixo, conforme seu tipo de registro (nível médio ou superior).

  • Na página que será aberta, digite o número do seu CPF e, em seguida, preencha o formulário.

  • Clique aqui para gerar e imprimir o boleto para pagamento da taxa de emissão de 2ª via da Carteira de Identidade Profissional.

    ***ATENÇÃO***
    Devido aos trâmites bancários, os boletos somente poderão ser pagos um dia útil após a sua geração.

ATENÇÃO - TAXA DE POSTAGEM

Caso queira que o documento solicitado seja remetido para o  endereço especificado no formulário, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem. Se não optar pela remessa postal, o documento somente poderá ser retirado na sede do CRQ-IV, na Capital, mesmo se o solicitante residir no Interior de São Paulo.

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Há duas maneiras de enviar os documentos:

Via Correios - Siga os seguintes procedimentos:

  • Junte os comprovantes de pagamento do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.).

  • Se tiver optado por receber o documento no endereço especificado no formulário, junte também o comprovante de pagamento da taxa de postagem

  • Por meio de Sedex ou Carta Registrada, remeta toda a documentação a qualquer escritório do Conselho. Clique aqui para ver os endereços.

Observações:

  1. A remessa da documentação via Correios aos escritórios do Interior deverá ser feita, inclusive, por quem reside na cidade de São Paulo.

  2. Por e-mail, o Conselho lhe enviará um comunicado assim que receber a documentação remetida.

  3. O requerimento será automaticamente desconsiderado se a documentação não estiver acompanhada dos comprovantes de pagamento. Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

  4. No caso dos que optaram por receber o documento solicitado via Correios, o Conselho alerta que se a correspondência for devolvida por erro de endereçamento ou pelo fato de o carteiro não ter encontrado ninguém no local para fazer a entrega, o interessado será notificado a recolher outra taxa de postagem para que seja feito um novo envio. Do contrário, precisará retirar o documento na sede do CRQ-IV, na Capital, mesmo que resida no Interior de São Paulo.

 

Pessoalmente - Siga os seguintes procedimentos:

  • Se residir na cidade de São Paulo, a documentação deverá ser entregue exclusivamente na sede do Conselho, localizado na rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

  • Se residir em qualquer outro município, entregue os documentos exclusivamente no escritório regional do Conselho mais próximo. Clique aqui para ver os endereços e os horários de atendimento.

  • Não esqueça de juntar à documentação o comprovante de pagamento da respectiva taxa do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.). Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

Observações:

  1. Nesta opção, a retirada do documento requerido só poderá ser feita na sede do Conselho, em São Paulo, mesmo que o pedido tenha sido entregue nos escritórios do Interior.

  2. Se preferir receber o documento via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem. O comprovante deste pagamento deverá ser anexado aos demais documentos do processo.

AINDA TENHO DÚVIDAS

Clique aqui se ainda persistirem dúvidas sobre este assunto.

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