O sistema MeuCRQSP foi criado para agilizar e tornar mais baratos os serviços oferecidos pelo Conselho aos profissionais que, pela Lei 2.800/1956, devem manter vínculo com o CRQ-IV. O serviço também está disponível para empresas.
O passo inicial para acessá-lo é criar uma Identidade Digital (ID) no site do Conselho. Para isso, clique no botão localizado no final desta página, o que fará surgir a imagem ao lado. Na parte inferior dela, clique no link "Primeiro Acesso". Na página seguinte, no primeiro campo, digite o nº do seu CPF. Na sequência, informe seu nome completo, seu endereço de e-mail, confirme seu e-mail e clique em "Próximo". Neste momento, o sistema enviará uma mensagem para o e-mail que você cadastrou. A mensagem conterá os dados de acesso ao sistema, que estará indicado por um link. Clique nele para fazer o primeiro acesso.
A partir de então, use sempre o mesmo login (CPF) e senha para solicitar serviços como registro profissional, atualização cadastral, mudança de categoria, transferência/atuação simultânea, reabertura de registro, comunicado de baixa de Responsabilidade Técnica, suspensão da anuidade etc.
Na maioria dos procedimentos, o sistema solicitará o envio, por meio de uploads, de documentos (cópias simples) que comprovem sua identidade e que justifiquem os motivos de seu pedido. Por exemplo, para requerer a mudança de categoria profissional, será preciso enviar o certificado e/ou diploma de conclusão do curso superior; para pedir a suspensão do pagamento da anuidade ou o cancelamento do registro, cópias de documentos que comprovem a situação de desemprego, aposentadoria ou de que não exerce mais atividades na área química. Fazer um upload significa simplesmente transferir um documento que está no seu computador para um site. O sistema MeuCRQSP é intuitivo e orienta o usuário sobre como proceder.
Outra novidade é que o sistema MeuCRQSP permite o acompanhamento do status do pedido. Ele indica a data da solicitação do procedimento e informa, por exemplo, que para ter prosseguimento o interessado deve enviar documentos ou providenciar o pagamento de taxas. Se tais etapas já tiverem sido cumpridas, o sistema informará que o requerimento foi concluído e que se encontra em fase de análise. Após a análise, será enviado por e-mail um protocolo ao interessado, identificando os documentos recebidos e/ ou faltantes com data prevista para o atendimento de seu pedido.
Veja a imagem da tela do sistema após a realização do login:
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