Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho reúne escolas para divulgar Selo
Diretores e coordenadores de cursos e instituições de ensino do estado de São Paulo participaram hoje da primeira de uma série de reuniões de divulgação do Selo de Qualidade agendadas pelo CRQ-IV para este ano (clique aqui para ver a programação). A finalidade do encontro foi ampliar o conhecimento das escolas a respeito dos objetivos do programa e esclarecer dúvidas em relação à obtenção da certificação. Quarenta e uma pessoas participaram do encontro, entre representantes de escolas públicas e privadas, integrantes da Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, que criou e desenvolveu o programa, e membros da equipe técnica do Conselho. Representantes de escolas da Capital, ABC, Guarujá, São Vicente, Atibaia, Santos, Suzano e Caraguatatuba, entre outras localidades, estiveram representadas.
Ligia Maria Sendas Rocha, integrante do grupo que começou a desenvolver o programa a partir de 2004, contou que o Selo surgiu da necessidade de melhorar a qualidade dos alunos formados pelas escolas técnicas. Ela lembrou que, na época, muitos cursos estavam sendo criados com estruturas curriculares insuficientes. “A indústria nos alertou quanto à falta de qualidade da mão de obra formada por esses cursos e a Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV pensou em uma forma de aumentar a qualidade e tentar padronizar um pouco os currículos”. Como o Conselho não pode alterar currículos, surgiu a ideia de se criar uma certificação para os melhores cursos do estado. Atualmente, oito cursos de seis escolas mantêm o Selo de Qualidade.
Credibilidade - O professor José Carlos Mancilha, do Senai Luiz Simon, relatou como a escola obteve o Selo de Qualidade para seu Curso Técnico em Química. Ele falou das dificuldades encontradas, da forma como lidou para obter a documentação e atender às exigências, e contou que o objetivo da instituição foi buscar um padrão de qualidade: “Queríamos levar para a escola uma certificação, o Selo dá maior credibilidade, e todos ganham com isso”, lembrou. A experiência do Colégio Técnico de Lorena (Cotel), para obter o Selo de Qualidade para seu curso Técnico em Química foi apresentada ao grupo por Andreia de Batista Mariano, da Gerência de Fiscalização, já que o representante da instituição, Francisco José Moreira Chaves, não pôde comparecer. Segundo relatou, como resultado da certificação, os formandos do Cotel passaram a ser  disputados por indústrias do estado e até de Minas Gerais.
Andrea Mariano explicou a seguir que a preocupação do CRQ é com o perfil do profissional que sai da escola, para que ele atenda as necessidades do mercado. Disse que o Selo não é obrigatório, mas traz vantagens para as escolas, como maior credibilidade, competitividades e apoio junto às empresas e às organizações mantenedoras. Ela lembrou que o Selo é gratuito, e que só haverá uma cobrança se a escola for reprovada na primeira auditoria: “O valor cobrado é variável, e servirá para cobrir os custos de deslocamento da equipe que retornará à escola para fazer uma segunda avaliação”, explicou.
Durante todo o encontro os participantes puderam fazer perguntas. As maiores dúvidas foram sobre a forma como é feita a avaliação das instalações e equipamentos, sobre a exigência de documentos de comprovação da atuação de professores e coordenadores de cursos, a avaliação feita junto aos alunos, a obrigatoriedade ou não dos estágios, o uso de reagentes doados por empresas químicas muitas vezes com prazo de validade vencido e as particularidades de cada curso, que, segundo Andrea, sempre são levadas em conta no momento da auditoria.
 As escolas que oferecem cursos técnicos na área química e que tiverem interesse em participar dos próximos encontros podem consultar a programação dos encontros clicando aqui.
Publicado em 18/05/2012
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região