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Registro Provisório - Conselho Regional de Química - IV Região

Registro Provisório 

 


O Registro Provisório é concedido ao recém-formado para que possa exercer a profissão enquanto aguarda o diploma ser registrado nos Órgãos da Educação. Essa licença tem validade pelo período de 360 dias. Siga as seguintes etapas:

1) Prepare cópia simples e legíveis dos seguintes documentos:

  • Atestado de conclusão do curso indicando estar o diploma em fase de registro

Atenção: o atestado só será aceito se tiver sido emitido pela escola até um ano antes da solicitação do registro.

  • Histórico escolar com carga horária do curso de formação na área química;

Documentos Pessoais: As cópias poderão ser recusadas se forem produzidas a partir de documentos desatualizados ou em mau estado de conservação.

  • RG ou Registro Nacional de Estrangeiro;

  • Cartão do CPF ou situação cadastral na Receita Federal;

  • Título de Eleitor;

  • Certificado de Reservista;

  • Carteira de Trabalho - páginas: foto, nº e série, qualificação civil, último contrato de trabalho e a página seguinte em branco.

Obs.: Favor produzir as cópias do RG, CPF e Título de Eleitor numa mesma folha.


2) Clique aqui para preencher o Requerimento de Registro.

Após o preenchimento, imprima e assine o documento.

3) Clique aqui para preencher o Cartão de Identificação Profissional.

Após o preenchimento, imprima e assine o documento.
Atenção: será preciso, para colar no cartão, uma foto 3X4 (colorida com fundo branco, de frente e recente; não serão aceitas fotos de perfil, escaneadas, reaproveitadas ou com camisa de times e estampas).

4) Junte a esses documentos os comprovantes de pagamentos (veja o item "Taxas") para remetê-los ao Conselho.

TAXAS

As taxas cobradas variam de acordo com o tipo de registro. Confira abaixo:

  • Profissionais de Nível Médio: R$ 281,67.

  • Profissionais de Nível Superior: R$ 400,67.

  • Substituição do registro de Auxiliares e Provisionados para o Nível Médio: R$ 187,00.

Forma de pagamento - Apenas via boleto bancário. Siga os passos a seguir para fazer a emissão:

  • Acesse um dos links abaixo, conforme o tipo de registro que está solicitando.

  • Na página que será aberta, digite o número do seu CPF e, em seguida, preencha o formulário.

  • Imprima o boleto.

Clique aqui para gerar e imprimir o boleto de pagamento para registro de Nível Médio.
Clique aqui para gerar e imprimir o boleto de pagamento para registro de Nível Superior.

Clique aqui para gerar e imprimir o boleto para pagamento referente a diferença das taxas de registro como Auxiliares e Provisionados para o Nível Médio.

 

Caso queira que o documento solicitado seja remetido via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem.

ENTREGA DA DOCUMENTAÇÃO

Há duas maneiras de enviar os documentos:

Via Correios - Siga os seguintes procedimentos:

  • Junte os comprovantes de pagamento do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.) e o da taxa de postagem aos demais documentos.

  • Por meio de Sedex ou Carta Registrada, remeta toda a documentação a qualquer escritório do Conselho. Clique aqui para ver os endereços.

Observações:

  1. A remessa da documentação via Correios aos escritórios do Interior deverá ser feita, inclusive, por quem reside na cidade de São Paulo.

  2. Por e-mail, o Conselho lhe enviará um comunicado assim que receber a documentação remetida.

  3. O requerimento será automaticamente desconsiderado se a documentação não estiver acompanhada dos comprovantes de pagamento. Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

  4. Caso a correspondência usada pelo Conselho para fazer a remessa do documento requerido seja devolvida por erro de endereçamento ou pelo fato de o carteiro não ter encontrado ninguém no local para fazer a entrega, o interessado terá de recolher outra taxa no valor de R$ 18,00 para que seja feito um novo envio.

 

Pessoalmente - Siga os seguintes procedimentos:

  • Se residir na cidade de São Paulo, a documentação deverá ser entregue exclusivamente na sede do Conselho, localizado na rua Oscar Freire, 2039 - Pinheiros. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

  • Se residir em qualquer outro município, entregue os documentos exclusivamente no escritório regional do Conselho mais próximo. Clique aqui para ver os endereços. O atendimento também é feito de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h.

  • Não esqueça de juntar à documentação o comprovante de pagamento da respectiva taxa do serviço solicitado (abertura de registro, emissão de nova carteira, transferência, etc.). Ressaltamos que não são aceitos comprovantes de agendamento.

Observações:

  1. Nesta opção, a retirada do documento requerido só poderá ser feita na sede do Conselho, em São Paulo, mesmo que o pedido tenha sido entregue nos escritórios do Interior.

  2. Se preferir receber o documento via Correios, clique aqui para gerar e imprimir o boleto referente à taxa de postagem. O comprovante deste pagamento deverá ser anexado aos demais documentos do processo.

AINDA TENHO DÚVIDAS

Clique aqui se ainda persistirem dúvidas sobre este assunto.

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