Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Documentação - Conselho Regional de Química - IV Região

Documentação 

 


 
 
 
 
 
 
A segurança do transporte de produtos perigosos depende de vários fatores: o expedidor deve providenciar a embalagem adequada, o motorista precisa ser treinado, a documentação precisa estar em ordem e o caminhão deve estar em boas condições operacionais e, quando for o caso, devidamente marcado e sinalizado e com os equipamentos de segurança.
 
A embalagem do produto varia de acordo com o grau de risco, numa escala de I a III, dos produtos mais perigosos aos que apresentam menor risco. A embalagem deve trazer dados importantes que serão indispensáveis em caso de acidente, como números de telefones para atendimento de emergência e precauções no manuseio do produto, e outras informações.
 
Vários documentos são exigidos para que produtos perigosos possam ser transportados por via terrestre:

-o condutor deve apresentar o documento original de que foi aprovado no curso Mopp, Movimentação e Operação de Produtos Perigosos em casos específicos.

-o veículo e os equipamentos destinados ao transporte a granel devem ter o CIPP, Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos a granel, expedido pelo Inmetro ou entidades credenciadas.

 
-é preciso levar um documento fiscal, acompanhado de uma declaração de que o produto está adequadamente acondicionado para o transporte.
 
   
-é preciso levar a ficha de emergência e o envelope para o transporte, com instruções sobre como proceder em caso de acidente, também em casos específicos.
 
 
 
 
 
 
 
 

   

 

 

 

 

 

-é necessária licença ambiental emitida pelo órgão de meio ambiente responsável pelo trecho a ser percorrido.

 -dependendo da carga, o condutor deve levar equipamentos de segurança, que serão fundamentais em caso de acidente. Os equipamentos são: fita para isolar a área, suportes ou cavaletes para apoiar a fita, cones para sinalização, calços, extintor de incêndio compatível com a carga, lanterna, placas com suportes com os dizeres Perigo –Afaste-se.
 
-é necessário identificar as unidades de transporte com rótulos de risco e painéis de segurança, de acordo com o tipo de carga.
 
 
 

 
 
 
 
  
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região