Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Tintas - Conselho Regional de Química - IV Região

Tintas 

 


A formulação de tintas e vernizes consiste em definir a proporção adequada dos seus constituintes, de modo a obtê-la com as características e as propriedades desejadas. Por isso, o formulador deve ser um Profissional da Química de elevado grau de conhecimento sobre os veículos, solventes, pigmentos e aditivos, bem como sobre a influência de cada um deles no desempenho final do produto.

De acordo com o uso, as tintas podem ser brilhantes ou foscas, transparentes ou opacas, coloridas ou incolores. Também podem apresentar resistência a determinados tipos de agentes agressivos, tais como: água, sol, oxidação pelo ar, ácidos, bases, solventes e gases, entre outros. Para obter o produto desejado, o Químico pode usar na formulação diferentes tipos de: resinas, solventes, pigmentos, corantes, fillers, aditivos, plastificantes, secantes, antimofos e antiespumantes etc.

 

As fases da fabricação são as seguintes:

  • Pesagem das matérias-primas de acordo com a formulação: consiste na formação de pastas do veículo e do pigmento (dispersão), formando a pré-mistura;

  • Moagem: consiste na passagem da pré-mistura em moinhos, em especial moinhos de areia;

  • Completagem: consiste na etapa de adição e ajuste dos constituintes, especialmente solvente, até a proporção desejada;

  • Acertos finais: consistem no acréscimo de aditivos, acertos de cores e outros necessários para definição do produto final.

Para execução destas operações, uma fábrica de tintas é, em geral, constituída de tanques de armazenagem de matérias-primas, tanques de mistura, moinhos para dispersão de pigmentos no veículo, tanques de completagem e ajustes finais, além da unidade de enlatamento e embalagem.

A diferença entre a tinta e o verniz é a pigmentação, presente no primeiro e ausente no segundo. Temos ainda o esmalte, que é transparente como o verniz, mas apresenta coloração. Todos são usados com dois objetivos básicos: proteção e embelezamento. Codificação, sinalização, identificação e propaganda são aplicações secundárias das tintas e principalmente dos vernizes.

Você já se perguntou como a tinta se fixa na parede? A grande responsável é a resina termoplástica, produto obtido a partir do petróleo que compõe as tintas. Quando em contato com a superfície, ela se solidifica, formando uma película que se fixa à parede ou objeto pintado.

Além da formulação, o controle da qualidade de tintas também é feito por profissionais da Química e consiste na execução de ensaios físico-químicos para verificar abrasão (resistência ao atrito), aderência, brilho, viscosidade etc. Não é menos importante a participação desses profissionais no controle de emissões gasosas, tratamento de efluentes líquidos e resíduos sólidos das indústrias de tintas.

Saiba mais:

Abrafati - Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região