Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Petroquímica - Conselho Regional de Química - IV Região

Petroquímica 

 


O petróleo é inegavelmente uma das matérias-primas mais importantes do planeta, usada numa imensa lista de produtos que vão de medicamentos a pneus. Em estado natural, é composto principalmente por moléculas formadas por átomos de carbono e hidrogênio. De acordo com o modo como tais moléculas se combinam, o óleo ganha certas características que nos permitem classificá-lo em: parafínico, naftênico, aromático ou misto.

O primeiro trabalho dos químicos numa indústria petroquímica é, portanto, identificar a composição do petróleo que se pretende refinar e indicar quais derivados podem ser dele obtidos. No refino, ele passa por uma destilação primária que o separa em frações que vão dar origem à gasolina, ao óleo diesel, a solventes e querosenes, ao GLP (gás de cozinha) e à nafta, uma importante substância que serve de matéria-prima para uma grande variedade de produtos. Os resíduos desse processo passam por uma nova destilação, desta vez a vácuo, por meio da qual se obtém mais substâncias que serão usadas na composição do óleo diesel, dos lubrificantes, do GLP e do asfalto.

O petróleo e o gás natural são fontes, por excelência, das indústrias petroquímicas, as quais produzem matérias-primas que, muitas vezes, passam por segundos e terceiros processos de transformação antes de serem empregadas na fabricação do produto final. Por isso mesmo, o setor é dividido nos seguintes segmentos:

Indústrias de 1ª geração: as que utilizam as matérias-primas (nafta, gás natural, GLP, gás de xisto etc) para gerar os produtos ou matérias-primas básicas.
Indústrias de 2ª geração: aquelas que, a partir de matérias-primas básicas, produzem intermediários que serão matérias-primas para outras indústrias, embora também já possam ter uma aplicação final nesta fase.
Indústrias de 3° geração: aquelas que constituem o setor de manufaturados.
Indústrias de 4° geração. as chamadas indústrias de ponta, que utilizam os manufaturados como componentes de suas montagens industriais ou para itens bem especializados de suas atividades, bem como para as especialidades químicas (matérias-primas para indústrias como a cosmética, a farmacêutica e a veterinária).

Um bom exemplo de como os derivados do petróleo percorrem todas essas indústrias antes de se transformarem em produtos finais é a fabricação do PVC (cloreto de polivinila). Na cadeia de transformação dele, as duas matérias-primas iniciais, o eteno e o cloro (1ª geração) primeiramente dão origem ao dicloroetano-DCE (2ª geração), que constitui matéria-prima para a produção do monômero de cloreto de vinila-MVC (3ª geração), que, por sua vez é usado na fabricação do PVC (4ª geração).

Pode-se afirmar que a indústria petroquímica propriamente dita está contida na primeira e na segunda gerações; a terceira e a quarta constituem os seus mercados. A tabela abaixo traz, de forma bem resumida, uma relação das matérias-primas da indústria petroquímica e suas transformações em produtos acabados, que podem ser aproveitados diretamente ou passar por outros processos de transformação, dando origem à imensa variedade de substâncias utilizadas na indústria.

1ª Geração
2ª Geração
3ª Geração
4ª Geração
Gás natural Gás de síntese de amônia: H2(g), N2(g), CO(g) e CO2(g) Amoníaco e uréia Fertilizantes
Resinas aminopláticas
Etanolaminas
Gás de síntese de metanol: H2(g) e CO(g) Metanol e formaldeído Resinas
Síntese baseada em reações de oxidação Álcoois
Aldeídeos
Cetonas
Gás de síntese do ácido cianídrico: NH3(g) e CH4(g) Acrilonitrila Borracha sintética
Fibras sintéticas
Gás de refinaria Acetileno C2H2(g) Tetracloroetano Solventes
Vinilacetileno Cloropreno
Etileno: C2H4(g) Óxido de etileno Etilenoglicol
Álcool etílico Ácido acético
Dicloroetileno Resinas vinílicas
Tricloroetileno Solventes
Cloreto de etila Chumbo-tetraetila
Fluroetanos Fluídos frigoríficos
Aerossol
Polietileno
Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) Propileno: C3H6(g) Álcool isopropílico Acetona
Glicerina Explosivos
Polpropileno
Butilenos: C4H8(g) Borracha butila
Butadieno: C4H6(g) Borracha sintética


A formação do petróleo

O nome petróleo significa óleo de pedra, porque o petróleo é encontrado, normalmente, impregnado em determinadas rochas porosas denominadas arenito, em camadas geológicas sedimentares, situadas na maior parte das vezes abaixo do fundo do mar.

A teoria mais aceita sobre a origem do petróleo afirma que se trata de um produto da decomposição lenta de pequenos seres marinhos – em geral animais e vegetais unicelulares -, soterrados há pelo menos 10 milhões de anos, que sofreram nesse período a ação de bactérias, do calor e da pressão.

Saiba mais:

Petrobrás


 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região