Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Essências - Conselho Regional de Química - IV Região

Essências 

 


Essências são matérias-primas usadas para conferir aroma a alimentos, cosméticos, produtos de limpeza, brinquedos entre outros. Têm como fonte os óleos essenciais extraídos de plantas, flores, frutas e animais, embora também possam ser produzidas sinteticamente.

O profissional da química que atua nas indústrias de essências precisa de ter um conhecimento profundo do seu trabalho e do setor que empregará a matéria-prima que está produzindo. Geralmente, quem desenvolve essências para cosméticos/perfumes se especializa nesse segmento e dificilmente desenvolverá produtos para alimentos, por exemplo.

O principal trabalho dos químicos nas indústrias de essências é a obtenção do óleo essencial e sua transformação em essência. Isso é feito basicamente por processos de separação de misturas, o que pode ser uma tarefa bastante minuciosa, se considerarmos que alguns óleos chegam a conter mais de 30 substâncias diferentes. Além disso, desenvolvem formulações que originam novos aromas.

Para obtenção dos óleos, os profissionais da química usam técnicas de separação diferentes, de acordo com o material do qual se pretende extrair a essência. O mais antigo é a destilação, que pode ser simples ou por arraste de vapor, uma técnica que permite melhores resultados.

A prensagem, também conhecida como extração por espremedura, é ideal para extrair o óleo essencial armazenado em cascas de frutas cítricas. Já o processo de enfloragem, que se baseia na propriedade das gorduras e dos óleos de absorver e reter princípios aromáticos sem alterá-los, é usado para obter essências a partir das flores.

Outra técnica é a maceração, que consiste em submeter um corpo sólido qualquer à ação de um líquido (água ou álcool etílico) com o qual se deixa em contato durante um tempo mais ou menos prolongado a fim de que ele dissolva alguns princípios aromáticos do corpo sólido. Esse processo é utilizado para obter várias matérias-primas importantes para a indústria de perfumes, como os bálsamos, as gomas e os óleos-resinas, produtos que geralmente possuem odor agradável, suave e persistente.

Atualmente, utilizando técnicas sofisticadas de separação de misturas, é possível identificar todos os componentes de um óleo essencial, mesmo aqueles que estão presentes em quantidades muito pequenas. Uma vez identificados os componentes, é possível fabricar o óleo essencial sintético que é geralmente mais barato e, muitas vezes, mais fácil de se obter.


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região