Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Biocombustíveis - Conselho Regional de Química - IV Região

Biocombustíveis  

 


 

 

O Brasil é um país reconhecido mundialmente pela sua gama de biocombustíveis. O mais popular é o álcool extraído da cana-de-açúcar, que apresenta a vantagem de ser menos poluente tanto durante sua produção quanto na combustão nos motores. Os biocombustíveis podem ser sólidos (biomassa), líquidos ou gasosos (biogás).

Biomassa - Proveniente de matérias encontradas em abundância em todo o País, a biomassa é uma fonte limpa de energia que não polui e não se esgota. Ao contrário, a energia obtida a partir dela reduz a poluição ambiental, pois utiliza lixo orgânico _ resíduos da pecuária, da agricultura, da agroindústria, aparas de madeira, etc. A Agência Internacional de Energia calcula que, dentro de 20 anos, cerca de 30% de toda a energia consumida no mundo será proveniente de biomassa.

De maneira geral, a produção de energia a partir da biomassa requer uma área significativamente menor que a exigida para a construção de uma usina hidrelétrica, por exemplo. Além disso, incentiva atividades econômicas locais, como a agroindústria, reduzindo custos, fixando as comunidades em suas áreas de origem e possibilitando o acesso de pessoas isoladas à eletricidade.

Várias comunidades na Amazônia já geram energia a partir da queima controlada dos restos de madeira de pequenas serrarias. Cerca de 50% de cada árvore cortada era perdida em forma de serragem, lascas ou aparas das cascas, antes abandonadas ao apodrecimento.

Por sua vez, a casca de arroz deixou de ser um problema ambiental para a indústria de beneficiamento gaúcha e virou um insumo gerador de energia. Além disso, o subproduto da queima desse material pode ainda ser recuperado como matéria-prima para as indústrias eletrônicas, as de cerâmica e as de vidro.

Já o bagaço da cana-de-açúcar, considerado um estorvo há pouco tempo, hoje é queimado de modo controlado, produzindo calor para a destilação do álcool e vapor para a geração de eletricidade.

Biocombustíveis líquidos:

Álcool Combustível - O etanol brasileiro produzido a partir da cana-de-açúcar é, sem dúvida, o caso de maior sucesso de substituição dos combustíveis fósseis, haja vista o bom desempenho de vendas dos carros bicombustíveis. Com tecnologia 100% nacional, consegue-se obter aproveitamento praticamente total da matéria-prima, convertendo inclusive o bagaço da cana em energia. Isso confere ao nosso álcool um balanço energético altíssimo: cerca de quatro vezes superior ao dos álcoois produzidos nos outros países.

Óleos vegetais in natura - Óleos vegetais in natura, ou seja, sem a mistura de produtos químicos, têm sido utilizados na Europa para mover carros, caminhões e até mesmo locomotivas. Esses óleos vêm de canola, amendoim, soja, girassol e outros produtos bastante conhecidos, o que tem despertado o interesse por tal tecnologia aqui no Brasil.

Com determinados cuidados, como a escolha das plantas oleaginosas a serem exploradas, o tamanho e a localização das plantações, além do controle dos gases resultantes da combustão nos motores, os biocombustíveis representam uma série de oportunidades para o País. Como exemplo, podemos citar os novos investimentos em infra-estrutura produtiva capazes de gerar empregos e renda. Além disso, os óleos são produzidos a partir de insumos abundantes no território brasileiro, o que faz deles produtos 100% verde-amarelos.

Biodiesel - O biodiesel é fabricado pela transesterificação (um tipo de reação química) de óleos vegetais com álcool, geralmente o metanol. No Brasil, há vários grupos de pesquisa estudando maneiras de obter o biodiesel a partir do etanol e dos óleos de variadas oleaginosas _ por exemplo, a mamona, o dendê, e plantas da Amazônia, como o buriti. O biodiesel possui muitas vantagens em relação aos derivados do petróleo. Em algumas regiões, já se começa a adicionar pequenas quantidades desses óleos vegetais ao diesel comum, reduzindo-se a nossa dependência do combustível fóssil.

Biogás - Toda matéria orgânica, como restos agrícolas, esterco e lixo, sofre decomposição por bactérias microscópicas. Durante o processo, elas retiram dessa biomassa aquilo de que necessitam para sua sobrevivência, lançando gases e calor na atmosfera.

O biogás é resultante da decomposição controlada do lixo doméstico, em aterros sanitários, ou do esterco de gado, em recipientes especiais conhecidos como biodigestores. O esgoto das nossas cidades recolhido às estações de tratamento também é uma fonte de biogás, que pode ser utilizado para movimentar ônibus e caminhões ou para produzir eletricidade e calor em cogeradores.

Uma política de geração e aproveitamento do biogás possibilitaria a regularização de milhares de lixões que existem no País, pois para operá-los de maneira controlada seria necessário investir em infraestrutura, drenagem, segurança e mão de obra especializada. Do mesmo modo, o esgoto, que atualmente é jogado em córregos e valas, teria de ser canalizado para estações de tratamento, resultando em ganhos ambientais, sociais e de saúde pública. A boa notícia é que já contamos com aterros sanitários funcionando regularmente e gerando biogás de lixo em cidades como Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiânia.

Outra iniciativa muito importante seria estimular a adoção de biodigestores em áreas rurais, gerando, por exemplo, gás para cocção (cozimento), aquecimento de água ou climatização das maternidades das criações de suínos, a partir dos dejetos destes animais, como já acontece em milhões de propriedades rurais na China e Índia.

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região