Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Abrasivos - Conselho Regional de Química - IV Região

Abrasivos  

 


  

  

O processo de abrasão consiste na remoção de partículas de uma superfície através do atrito com um material mais duro. Antes de 1891, materiais naturais de dureza reconhecida - como o diamante, o corindo, o esmeril, o gamério e o quartzo - eram usados para fins de acabamento. O primeiro abrasivo artificial descoberto foi o carbeto de silício, produzido a partir de areia e carvão. Era vendido principalmente para polidores de pedras preciosas sob o nome comercial de carborundum.

Atualmente, um dos abrasivos mais utilizados é o óxido de alumínio, que é obtido pela fusão da bauxita (com pequenas porcentagens de coque, ferro, titânio e óxido de magnésio) em fornos elétricos a temperaturas que podem chegar a 2.000 ºC, sendo que o processo de resfriamento pode durar até uma semana. Já para desbaste pesado em metais e madeiras, por exemplo, é utilizado o óxido de alumínio zirconado (que contém óxido de zircônio).

Na indústria de abrasivos, os profissionais da Química podem atuar na pesquisa e desenvolvimento de novos materiais, controle de qualidade, otimização dos processos de obtenção, desenvolvimento de novas ligas a fim de conseguir um melhor rendimento, tratamento de água e efluentes e processos regulatórios, entre outras atividades.

Outro abrasivo sintético é o carbeto de cálcio (carbureto), usado tanto na fabricação da cianamida (importante na indústria de polímeros) por combinação com o nitrogênio quanto na obtenção do acetileno pela reação com água.

Alguns materiais extremamente duros ainda exigem o diamante para a abrasão. São os casos de alguns metais, do vidro, da cerâmica e também das pedras preciosas e semipreciosas.

As ferramentas abrasivas têm enorme importância na fabricação de instrumentos metálicos de precisão, automóveis, aviões, armas, canhões e outros produtos industriais.

 

Os químicos da área de metalurgia buscam desenvolver ligas de dureza cada vez maior e que produzam alta eficiência de abrasão e boa relação de custo-benefício.

 

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região