Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Petrobras dará 5 mil bolsas de estudos - Conselho Regional de Química - IV Região

Petrobras dará 5 mil bolsas de estudos 

 


 
 
 
A Agência Nacional do Petróleo autorizou a Petrobras a investir R$ 320,9 milhões no programa Ciência sem Fronteiras, do governo federal. 
 
Os recursos serão destinados à concessão de cinco mil bolsas de estudo, sendo 2.754 bolsas de graduação e 1.901 bolsas doutorado na modalidade sanduíche – em que o aluno estuda no exterior por até 12 meses e retorna ao país para continuar o curso. Outras 345 bolsas são de doutorado pleno, com duração de até 48 meses, entre 2012 e 2017.
 
O valor aprovado inclui despesas referentes a passagem aérea de ida e volta, auxílio instalação, seguro saúde e despesas com taxas escolares no exterior. Os alunos contemplados vão participar e desenvolver projetos relacionados à indústria do petróleo, gás natural, energia e biocombustíveis.
 
Os recursos são provenientes da Cláusula de Investimentos em Pesquisa e Desenvolvimento (Cláusula de P&D), prevista nos contratos de concessão. Ela determina que as empresas petrolíferas concessionárias invistam em seus centros de pesquisa no Brasil ou em instituições de pesquisa nacionais 1% da receita bruta obtida nos campos de grande produção ou de alta rentabilidade.
 
O programa Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileiras por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de um esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes – e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC. O projeto prevê a concessão, nos próximos quatro anos, de até 75 mil bolsas de intercâmbio.
 
 
 

Publicado em 06/03/2012

 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região