Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Estudantes de 1ª e 2ª séries do ensino médio da rede pública e privada do estado de São Paulo podem participar da Olimpíada de Química SP-2011. Para participar é preciso escrever uma redação com o tema "Do marcapasso ao carro elétrico: o mundo das baterias". Os professores vão selecionar as melhores redações e a escola providenciará a inscrição das duas melhores redações de estudantes que estejam cursando a 1ª série em 2010 e duas de alunos da 2ª série.
 
Os 40 vencedores da fase final vão participar da Olimpíada Brasileira de Química em 2011, que seleciona os representantes brasileiros para a Olimpíada Ibero-americana de Química e a Olimpíada Internacional de Química, que será promovida em julho de 2012. Somente estudantes que estejam cursando a 1ª série em 2010 nascidos depois de 02/07/1992 poderão chegar à Olimpíada Internacional de Química, disputada por jovens de cerca de 70 países.
 
A Olimpíada SP-2011 é promovida pela regional paulista da Associação Brasileira de Química -ABQ-SP - e tem patrocínio do Conselho Regional de Química da IV Região e de várias empresas. Seu objetivo é levar os estudantes de ensino médio a refletir sobre a importância da química no contexto atual e no futuro, revelar os jovens talentos e premiá-los.
 
Redação - As redações poderão ter, no máximo, quatro páginas; obrigatoriamente precisam ser originais e elaboradas individualmente ou por grupos de até 5 integrantes. No final do texto é obrigatória a inclusão da bibliografia utilizada.Uma folha de rosto trará apenas uma ficha de inscrição preenchida, sem identificação de autoria. A ficha e outras informações podem ser encontradas no site http://allchemy.iq.usp.br/.
 
O tema "Do marcapasso ao carro elétrico: o mundo das baterias" remete os alunos ao estudo, observação, experimentação, discussão e reflexão sobre os processos eletroquímicos envolvidos nos diferentes tipos de pilhas e baterias. Os autores deverão mostrar que compreenderam o funcionamento de, ao menos, um tipo de bateria, como a de iodeto de lítio utilizada em marcapassos, alcalina ou de chumbo-ácido. Causarão a desclassificação  da redação: plágio, mesmo que parcial, exceto citações colocadas entre aspas com indicação de autor, omissão da bibliografia utilizada, extensão superior a quatro páginas e não enquadramento no tema. A data limite para entrega ou postagem das redações pelas escolas é 29 de novembro de 2010.
 

Olimpíada de Química SP-2011
Informações: Associação Brasileira de Química - SP
Av. Prof. Lineu Prestes, 748, IQ-USP, sala 306, CEP 05508-000 São Paulo, SP
Telefone/Fax: 11-3091-2159
E-mail: abqsp@iq.usp.br
Site: http;//allchemy.iq.usp.br
 
 
 
 
Publicado em 24/09/2010
 

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região