Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


CRQ inaugura escritório em Piracicaba
 
Foi inaugurado dia 27 de setembro, em Piracicaba, o mais novo escritório do Conselho Regional de Química da IV Região (CRQ-IV).  Localizado na rua Treze de Maio, 797, sala 9, no centro da cidade, está à disposição de profissionais e empresas da área química do próprio município e de cidades próximas, como Rio Claro, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira e Americana. O atendimento ao público ocorre de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 15h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone 19-3375-9835 ou pelo e-mail crq4.piracicaba@terra.com.br.
 
Piracicaba foi escolhida para sediar uma representação Conselho em virtude de estar numa região que concentra cerca de 400 empresas e mais de 2.500 profissionais da área química. No novo escritório, profissionais e representantes de empresas podem obter informações sobre registro e entregar e receber documentos necessários à sua regularização. Tais serviços antes somente podiam ser feitos na sede do Conselho, em São Paulo, ou no escritório mais próximo do município, no caso, Campinas. 
 
Além de proporcionar mais facilidade para a comunidade química da região, a iniciativa coloca Piracicaba entre as cidades que receberão os Minicursos CRQ-IV. Trata-se de um programa de treinamentos gratuitos mantido pelo Conselho há cerca de cinco anos e que se destina a oferecer atualização e capacitação aos profissionais e estudantes vinculados à entidade. Com duração média de sete horas, os minicursos são disponibilizados nas cidades onde o Conselho mantém escritórios. Só neste ano, oito cidades sediaram 21 eventos dos quais participaram mais de 500 pessoas.
 
Criado pela Lei 2.800 de 1956, o Conselho é uma autarquia federal com jurisdição no estado de São Paulo. Tem atualmente registrados perto de 68 mil profissionais e 10 mil empresas. A Química é uma profissão regulamenta. Isso significa que para atuar na área o trabalhador precisa ter formação escolar compatível e, obrigatoriamente, se registrar no CRQ. Da mesma forma, empresas com atividade na área química somente podem iniciar e manter suas operações após se registrarem no CRQ e ter como Responsável Técnico um Profissional da Química aprovado pelo CRQ.
 
Além de registrar empresas e profissionais, o Conselho promove fiscalizações em todo o Estado para verificar se as atividades químicas estão sendo desenvolvidas por profissionais habilitados. O objetivo desse trabalho é evitar que pessoas sem formação e empresas clandestinas coloquem no mercado produtos e serviços de qualidade duvidosa e que possam colocar em risco a saúde do consumidor e/ou provocar danos ao meio ambiente. Por ano, o CRQ realiza em torno de 10 mil fiscalizações em todo o Estado.
 
Novo escritório do CRQ-IV em Piracicaba
Rua Treze de Maio, 797, sala 09, Centro
CEP – 13400-300
Telefone (19) 3375-9835
Atendimento ao público: 2ª a 6ª das 9:30h às 15h.
 
Publicado em 23/09/2010
Atualizada em 27/09/2010
 

 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região