Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Morre o pesquisador Alcídio Abrão
 
Faleceu nesta quinta-feira (03), em São Paulo, o professor e pesquisador Alcídio Abrão.Conforne nota divulgado pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), Abrão foi um dos primeiros pesquisadores do instituto Abrão, tendo liderado a equipe que que dominou a tecnologia de fabricação do hexafluoreto de urânio. Entre as várias honrarias que conquistou em sua carreira está o Prêmio Fritz Feigl, que o Conselho Regional de Química lhe concedeu em 1999. O velório está ocrrendo no Cemitério do Araçá (Av. Doutor Arnaldo, 666). O sepultamento está marcado para às 10h de amanhã (04)
 
O comunicado publicado pelo Ipen destaca que Alcídio Abrão influenciou uma geração de pesquisadores, tendo orientado 60 mestres e doutores. Foi um dos fundadores da pós-graduação do Ipen-USP e orientador da primeira defesa realizada na instituição. Participou de bancas examinadoras de mestrado e doutorado, tendo uma vasta produção científica, com mais de 200 trabalhos publicados, além de livros e capítulos de livros.
 
Paulista de São José da Bela Vista, o veterano professor tinha 85 anos e manteve suas atividades no Centro de Química e Meio Ambiente do Ipen até o ano passado, quando se afastou por motivos de saúde. Bacharel em Química pela Faculdade de Filosofia, Ciência e Letras da USP, em 1951, era licenciado em Química pela mesma Faculdade e possuía especialização em Química Tecnológica Orgânica e Inorgânica pela escola Politécnica da USP em 1950. Obteve o título de doutor em Ciências em 1971, com distinção, pelo Instituto de Química da USP, com a tese "Estudo do Comportamento de Extração de Vários Elementos por Aminas de Cadeias Longas na Presença de Tioureia como Agente Complexante".
 
De 1952 a 1957 trabalhou nas Indústrias Químicas Orquima S.A., como pesquisador. Atuou na produção em escala piloto de elementos de terras raras; pesquisa e produção de óxido de európio para uso nuclear; métodos analíticos para determinação de európio; estudo de processos para aproveitamento de terras raras, tório, urânio, lítio, tântalo, tungstênio e nióbio em minérios; desenvolvimento de métodos para a determinação de lítio em ambligonita e em compostos de lítio preparados industrialmente no país.
 
Trabalhou na Divisão de Radioquímica do Ipen de 1957 a 1965. De 1965 a 1985 foi chefe do Centro de Engenharia Química, e Diretor de Materiais e Ciclo do Combustível entre 1985 e 1991.
 
Além do Fritz Feigl, Abrão também recebeu do Conselho, no mesmo ano de 1999, o Prêmio CRQ-IV na categoria Química de Nível Superior por ter orientado o trabalho "Uso da Diálise para a Transformação de Sulfato de Tório em Nitrato de Tório" produzido pelo aluno João Coutinho Ferreira, da Faculdade Osvaldo Cruz (SP/SP).
 
Clique aqui para ler texto produzido pelo Conselheiro do CRQ-IV Waldemar Avritscher sobre Alcídio Abrão.
 
 
 
Publicado em 03/03/2011
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região