Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Entrevista ao Programa Educare
 
O Programa Palestras AIQ, promovido este ano pelo Conselho Regional de Química, foi o tema da entrevista concedida no dia 9 de agosto por Andrea Mariano Batista, da Gerência de Fiscalização do CRQ-IV, ao Programa Educare, do canal Net Cidade. Com apresentação da psicopedagoga Luciene Bulgarelli Moreira, o programa, de 30 minutos de duração, é transmitido pelos canais 12 (analógico) e 27 (digital) da operadora Net no ABC Paulista e canal 13 (digital) da cidade de São Paulo, e reprisado em horários variados em diversas cidades do interior paulista, como Campinas, Araraquara, Taubaté, Atibaia e Bauru. Ele também é transmitido em cidades de outros estados, como Rio de Janeiro, Manaus, Goiânia, Blumenau, Belo Horizonte, Campo Grande, Brasília, Anápolis e Curitiba. O programa que contou com a participação de Andrea Mariano Batista provavelmente vai ao ar no mês de outubro.
 
  Andrea Batista e Luciene Moreira durante a gravação
 
 
Andrea Batista abriu a entrevista detalhando o que é o CRQ e o trabalho de fiscalização realizado pela entidade. Depois, falou sobre os objetivos do Ano Internacional da Química, as atividades que estão sendo promovidas e o centenário do Prêmio Nobel concedido a Marie Curie, abordando ainda a questão da valorização do trabalho científico desenvolvido pelas mulheres. Na sequência, tratou das atividades promovidas no Brasil para celebrar o AIQ e do programa de palestras em escolas públicas e privadas de ensino fundamental e médio de todo o Estado de São Paulo iniciado pelo CRQ-IV em 2011. “A grande preocupação é tirar a imagem negativa da química junto às crianças e jovens, e mostrar que a química é muito mais ampla, está presente em tudo”, afirmou durante a entrevista. Andrea Batista disse também que o trabalho de mudança de imagem da química, iniciado em 2011, foi um marco na atuação do CRQ-IV e deve ter continuidade no futuro.
 
Ela citou ainda iniciativas de âmbito mundial, como o experimento pH da água, a criação do site quimica2011, que centraliza todas as iniciativas relacionadas ao Ano Internacional da Química no Brasil e da exposição que será aberta dia 15 de agosto na Estação Ciência, em São Paulo, com apoio do Sistema CFQ/CRQs.
 
Dividida em dois blocos de 13 minutos, a entrevista ao Programa Educare foi encerrada com o depoimento de Andrea Batista sobre as palestras que já proferiu para alunos do ensino fundamental: “O que a gente percebe é a empolgação das crianças ao descobrir a química”, disse.
 
 História
 
O Programa Educare foi idealizado em 2008 pela psicopedagoga Luciene Bulgarelli Moreira. Era veiculado na internet através de uma TV web e ficou dois anos no ar. A partir de 2010, passou a ser veiculado na TV pela NET, no Canal Net Cidade, como um dos programas do projeto de voluntariado do Canal, pioneiro no País, para o ABC Paulista e cidade de São Paulo. Naquele mesmo ano começou a ser transmitido para outras cidades brasileiras. De acordo com Luciene Bulgarelli Moreira, o programa tem como objetivo tratar de temas relevantes para a educação, desenvolvimento humano, comportamento, sociedade e cultura. Para consultar a programação do Programa Educare nas cidades em que ele é transmitido acesse http://www.netcombo.com.br/static/html/midia/canaislocais.htm.
 
 
 
 
 
Publicado em 10/08/2011
 

 

 
 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região