Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Educacional - Conselho Regional de Química - IV Região

Educacional 

 


A relação a seguir foi elaborada pela Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV, com base em levantamento realizado em agosto de 2015. Alguns sites necessitam cadastramento para acesso ao conteúdo total. Ressalta-se que a consulta a essas fontes é um complemento, não substituindo a utilização de livros didáticos que também foram objeto de estudo da Comissão e cuja relação está disponível na seção publicações deste site.

 
 
Área de Educação Química do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS - Disponibiliza ferramentas educacionais para o ensino de química em todos os níveis.
 
Brasil Escola - Artigos relacionados às diversas áreas da química
.
Ciência Mão - Constitui-se em um repositório de recursos para a educação em ciências, voltado para educadores em geral.
 
Ciência Viva - Site com entrevistas com cientistas e professores que falam sobre suas áreas e informações sobre diversos temas científicos. Tem programação de atividades, informativos e tutoriais para experimentos.
 
CBPF - Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas - Dados institucionais, as linhas de pesquisa, publicações, a formação científica oferecida pela entidade e as atividades tecnológicas ali desenvolvidas.
 
Chemkeys - Contém materiais didáticos e textos de referência gratuitos para o ensino da química e ciências afins.
 
Clube da Química - Apresenta de forma fácil e interativa o aprendizado de química, com links, artigos, fotos e material didático que ajudam a enxergar a química em nosso cotidiano.
 
CNEN - Comissão Nacional de Energia Nuclear - As apostilas fornecidas pela CNEN, editadas em formato digital, abrangem assuntos como Energia Nuclear, Radioatividade, Aplicações da Energia Nuclear e Radiações Ionizantes.
 
Escola do Futuro - Biblioteca virtual para estudantes. Divulga produção científica, projetos de pesquisa e notícias, além de acervo de livros das variadas áreas do conhecimento humano.
 
Grupo Tchê Química - Vários assuntos relacionados às diversas áreas da química.
 
Laboratório Didático Virtual da USP - Conteúdos voltados às disciplinas de Química e Física.
 
Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas - Recursos educacionais digitais para as disciplinas de ciências e química.
 
Laboratório Virtual de Química da Unesp - Conteúdos relacionados à química, física, biologia e engenharias. Apresenta experimentos, tabela periódica e informações sobre segurança.
 
Manual do Mundo - Vídeos que despertam a curiosidade e a criatividade, abordando vários temas, a maioria relacionados com ciências e matemática, mas também mágicas e coisas divertidas.
 
National Geographic Channel - Brasil - O site brasileiro deste canal possui informações sobre a programação, curiosidades, jogos, fotos e vídeos.
 
Parceiros na Aprendizagem - Rede global de educadores, contem grupos de discussão e ferramentas gratuitas da Microsoft para professores.
 
Pearson - Catálogo composto por obras de autores renomados que trazem conteúdo condizente com o que há de mais moderno em termos de técnicas de ensino e aprendizagem.
 
Ponto Ciência - Portal com instruções passo a passo, com fotos e vídeos, de experimentos de Química, Física e Biologia. É um ponto de encontro onde pessoas podem discutir a criação e utilização de experimentos no ensino e na divulgação da ciência.
 
Química Viva - Produzido pela Comissão de Divulgação deste CRQ-IV, apresenta artigos técnicos sobre assuntos diversos da área Química.
 
Revista Pesquisa da Fapesp - Especializada no segmento de ciência e tecnologia que tem por foco primordial a produção científica nacional, possui artigos separados por disciplina, edições anteriores da revista e uma biblioteca virtual.
 
Revista Química Nova na Escola - Disponibiliza artigos, cadernos temáticos e edições anteriores da revista, voltada a subsidiar o trabalho, a formação e a atualização da comunidade do ensino de química brasileira.
 
Revista Virtual de Química - Publicação eletrônica bimestral da Sociedade Brasileira de Química que visa, principalmente, ser uma fonte de consulta e de divulgação em língua portuguesa ou inglesa para alunos e professores da graduação e pós-graduação de temas referentes a vários domínios da Química.
 
SóQ – Portal de Química - Páginas com conteúdos, biografias, exercícios, curiosidades, jogos on-line, dicionário e muito mais.
 
Scientific Electronic Library Online (SciELO) - Biblioteca eletrônica que abrange uma coleção selecionada de periódicos científicos brasileiros.
 
Tabela Periódica Dinâmica - Tabela periódica interativa.
 
 



< voltar >


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região