Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselhos contestam lei estadual
 
 
 
 
O Conselho Regional de Química IV Região (CRQ-IV), aliado a outros conselhos de fiscalização de exercício profissional, irá impetrar uma ação civil pública com pedido de tutela antecipada contra o Governo do Estado de São Paulo, visando contestar parte da Lei Complementar nº 1.157/2011, que institui o Plano de Cargos e Salários (PCS) para os servidores da área da Saúde Pública. A assinatura da petição foi realizada nesta quarta-feira, dia 5, na sede do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP). O CRQ-IV foi representado pela gerente do Departamento Jurídico, Catia Sashida.
 
De acordo com aquela lei, profissionais com formação em Química, Farmácia, Fonoaudiologia, Biologia, Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional passaram a ser classificados como “Agentes Técnicos de Assistência à Saúde”. Para Catia Sashida, tal denominação “prejudicará as atividades de fiscalização, pois os conselhos não terão como saber quais profissionais de suas respectivas classes deverão ser fiscalizados, já que todos irão desenvolver suas atividades em um cargo definido de forma genérica”.
 
Ainda de acordo com a gerente jurídica, a condição de “Agente Técnico de Saúde” conferida aos profissionais citados fere princípios constitucionais, acarretando em desvio de funções e em um tratamento desigual. Segunda ela, a nomenclatura genérica não alcançou profissionais como médicos, dentistas, enfermeiros e médicos veterinários.
 
Além do CRQ-IV, a ação civil pública é assinada por advogados dos conselhos de Farmácia, Fonoaudiologia, Biologia, Serviço Social, Psicologia e Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
 
Confira mais informações sobre o assunto na edição de outubro do Informativo CRQ-IV.
 
 
 

Publicado em 05/09/2012

 

 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região