Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


 Conselho recebe simpósio sobre nanotecnologia

Foi realizado, no auditório do CRQ-IV o Simpósio Internacional: Impactos das nanotecnologias sobre a saúde dos trabalhadores e sobre o meio ambiente, promovido pela Fundacentro. O evento, encerrado no dia 27 de maio, teve como foco central, a discussão dos possíveis impactos da nanotecnologia sobre as condições de saúde, trabalho e vida dos trabalhadores, além de conhecer o resultado de pesquisas realizadas no Brasil relativas aos impactos sobre saúde e meio ambiente. Pesquisadores de outros países foram convidados com o intuito de promover o intercâmbio de informações e ações que vêm ocorrendo dentro e fora do País.

Lauro Pereira Dias, Conselheiro e membro da Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV, realizou a abertura do evento e disse que a troca de experiências sobre o tema é fundamental para entender e tratar com mais propriedade essa nova tecnologia que ainda é muito recente no Brasil. "A nanotecnologia ainda é muito recente para os brasileiros. Ela chega com uma grande expectativa para tornar um mundo melhor, mas também nos preocupa porque ainda não sabemos lidar com toda essa novidade", disse Dias.

Segundo o Conselheiro, outro fator importante é a questão da saúde do trabalhador. A preocupação é grande, pois não se sabe como o nosso organismo irá reagir com a influência da nova tecnologia, pois ela faz com que os materiais mudem sua composição físico-químico. Nosso organismo ainda vai precisar encontrar uma maneira de conviver com tudo isso. Já com relação ao meio ambiente, uma grande preocupação entre os químicos, a questão é saber qual será o impacto na natureza.

O Simpósio ocorreu simultaneamente em países da Europa. O objetivo da  vídeo conferência em tempo real foi de promover a troca de experiências com os palestrantes daqui. "O objetivo é conseguir usufruir ao máximo as coisas boas que a nanotecnologia irá nos proporcionar", completou Dias.  

Publicado dia 25/05/2010


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região