Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


 
 
 
Concurso da Sociedade Brasileira de Química - SBQ
 
 
A Sociedade Brasileira de Química - SBQ - lançou no dia 27 de julho, durante a Reunião Anual da SBPC, o concurso "O Legado da Rio+20: que futuro queremos?", destinado a estudantes dos três ciclos de ensino, fundamental, médio e superior, em âmbito nacional.  O objetivo do concurso é incentivar o desenvolvimento de projetos voltados para o debate acerca do tema da sustentabilidade no contexto interdisciplinar, tendo como eixo central a importância da Química na construção de um mundo sustentável.
 
Os trabalhos deverão ser inscritos no site da SBQ até o dia 30 de novembro. Nas categorias de ensino fundamental e médio os projetos deverão ser submetidos pelas escolas, públicas ou privadas. A instituição poderá inscrever apenas um trabalho em cada categoria. Para estudantes de graduação e pós-graduação, os trabalhos não podem ser institucionais e serão aceitos projetos individuais ou de até cinco membros associados.
 
O tema para os alunos do ensino fundamental, do 3º ao 9º ano, é "O futuro é agora", com base na disciplina de ciências e seu diálogo com as artes plásticas, literatura, ciências sociais ou matemática. Os alunos do ensino médio têm como referência "Sustentabilidade e interdiscipinaridade: a Química em todas as coisas". Para os concorrentes dos cursos de gradução e pós-graduação, o eixo temático dos trabalhos será "Experimentos sustentáveis na Química com foco nos princípios da química verde".
 
Os professores responsávels pelas equipes colocadas em primeiro lugar no ensino fundamental e no médio receberão um tablet com material educacional produzido pela SBQ. As escolas premiadas até o terceiro lugar serão contempladas com o material educacional produzido pela SBQ. Além disso, as escolas colocadas em primeiro lugar sediarão um evento com palestras e experimentos de química realizados por professores universitários associados à SBQ. O anúncio dos trabalhos premiados será feito em 1º de novembro de 2012.
 
Os participantes que forem premiados nos dez primeiros lugares da modalidade graduação e pós-graduação terão seu experimento publicado na Revista Virtual de Química da SBQ. O responsável pelo envio do material agraciado em primeiro lugar receberá um tablet com material educacional.
 
Segundo Claudia Rezende, vice-presidente da SBQ e coordenadora da comissão organizadora do evento, o concurso é uma ação que dá continuidade ao Ano Internacional da Química, celebrado em 2011. A iniciativa está inserida nas propostas discutidas durante a Conferência Internacional Rio+20, realizada em junho passado no Rio de Janeiro e coordenada pela Organização das Nações Unidas.
 
Mais informações em concursos@sbq.org.br
 
 
 
  
 
 
 

Publicado em 02/08/2012 

 
 
 
 
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região