Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Profissionais e empresas poderão quitar débitos em condições especiais
Em uma iniciativa inédita, o Departamento Jurídico do CRQ-IV receberá profissionais e representantes de empresas com processos de execuções fiscais em andamento para negociar acordos e, desta forma, encontrar uma solução amigável, rápida e vantajosa para tais pendências. Esta negociação será possível durante a semana da conciliação, de 25 a 29 de junho, promovida na Central de Conciliação da Justiça Federal, localizada na Praça da República, 299, em São Paulo.
A medida integra o Programa de Conciliação da Justiça Federal da 3ª Região e permitirá que, naqueles cinco dias, possam ser negociados até mil processos, a maioria de baixo valor por terem se originado do não pagamento de multas e anuidades. Em entrevista ao site do CRQ-IV, a juíza federal Fernanda Souza Hutzler, coordenadora da Central de Conciliação, salientou que a semana será uma oportunidade para que os devedores resolvam rapidamente suas pendências. Segundo ela, há processos que tramitam há vários anos sem que a pessoa sequer tenha conhecimento de seus detalhes. Na Central, o devedor que não tiver advogado receberá o assessoramento gratuito de um defensor público e poderá fazer um acordo que esteja dentro de suas possibilidades (veja o vídeo com a entrevista). O acordo permitirá que, após a quitação dos débitos, os profissionais e empresas voltem a ter acesso à crédito, financiamentos e tenham canceladas eventuais penhoras sobre seus bens.
 
 
Como vai funcionar - Profissionais e empresas com execuções fiscais que tramitam na capital paulista e nas cidades de São Bernardo do Campo, Santo André e Osasco receberão uma notificação judicial ,por telegrama, que indicará o dia e o horário da audiência. O programa está baseado na cooperação entre a Justiça Federal e os entes públicos credores (conselhos profissionais, bancos, o INSS etc). No caso do CRQ-IV, durante a semana da conciliação, seus funcionários participarão ativamente dos trabalhos de modo a agilizar as negociações.  Além de solucionarem seus débitos, no próprio local os profissionais e empresas poderão, ainda, regularizar eventuais pendências administrativas com o Conselho.
A advogada Catia Stellio Sashida, gerente do Departamento Jurídico do CRQ-IV, explica que os acordos terão condições especiais e respeitarão a capacidade econômica dos devedores.  “Quem receber a intimação deverá ter consciência da importância de seu comparecimento, pois será uma oportunidade única para a quitação de uma dívida judicial com condições especiais. Todos serão beneficiados com o término da demanda, devedor, CRQ-IV e Judiciário”, enfatiza. Para a juíza Fernanda Hutzler, a conciliação é boa para todas as partes e representa uma tendência: “acredito que o futuro da nossa Justiça passará pela via conciliatória antes de chegar a um juiz togado”.
Pioneiro - O CRQ-IV esteve presente na cerimônia de lançamento do Programa da fase pré-processual da Central de Conciliação de São Paulo, no dia 11 de maio, e será o segundo Conselho Profissional a participar do mutirão de audiências. A criação das Centrais de Conciliação no País é um marco na resolução de litígios. Ao estimular uma solução rápida para os processos, a medida representa uma ação concreta que beneficiará as partes envolvidas e, ao mesmo tempo, criará condições para desobstruir o Judiciário de causas que, mesmo tendo valor inicial baixo, têm de seguir quase os mesmos trâmites de processos mais complexos. Como se sabe, um processo judicial é lento e burocrático, características que acabam onerando mais o devedor.
 
Publicado em 23/05/2012
 
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região