Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2011 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Prêmio Nobel fará palestra no CRQ-IV


Vencedor do Prêmio Nobel de Química de 2010 ao lado de Richard Heck, da Universidade de Delaware (EUA), e de Ei-ichi Negishi, da Universidade de Purdue (EUA), o professor Akira Suzuki, da Universidade de Hokkaido (Japão), fará uma palestra no auditório do Conselho no dia 05 de setembro. A vinda de Suzuki ao Brasil conta com o patrocínio da Indústria Química Umicore, multinacional belga, com instalações em Guarulhos, Americana e Manaus. Por representar um marco relevante nas ações brasileiras voltadas ao Ano Internacional da Química, o CRQ-IV apoia a iniciativa, cedendo suas instalações para este importante evento.

Os ganhadores do Nobel de 2010 desenvolveram pesquisas envolvendo sínteses orgânicas catalisadas por compostos de paládio. Conforme artigo assinado pelo professor Antonio Carlos Massabni, da Unesp de Araraquara, e publicado na edição de dezembro pelo Informativo CRQ-IV, “as descobertas tiveram grande impacto no desenvolvimento de novas drogas, materiais e têm sido utilizadas em muitos processos químicos industriais”.

Ainda segundo o articulista, os ganhadores do Nobel desenvolveram métodos que possibilitaram a formação de ligações carbono-carbono (C-C) através de reações chamadas de “acoplamento cruzado”. Isso permitiu a obten- ção, em laboratório, de moléculas orgânicas complexas  que até então existiam apenas na natureza.

Reações de carbonilação catalisadas por paládio também conduziram à formação de novas ligações C-C e, consequentemente, à obtenção de novas moléculas orgânicas.

Em 1979, a equipe de pesquisadores liderada por Akira Suzuki publicou dois artigos em que eram descritos o uso de compostos orgânicos de boro, em presença de uma base, como “parceiros” dos compostos de paládio utilizados como catalisadores para a síntese de novos compostos orgânicos a partir de vinil- e aril-haletos. No processo ocorre a transferência de um grupo orgânico do boro para o paládio. A transferência é chamada de “trans-metalação”.

InscriçõesSuzuki coupling reactions and its application in chemical industries é o título da palestra que Suzuki fará no Conselho, às 9h. A apresentação será em inglês e haverá serviço de tradução simultânea. As inscrições são gratuitas, abertas a todos os interessados e deverão ser feitas, no período de 22 a 31 de agosto, exclusivamente pelo telefone (11) 3107-8747, da Associação Brasileira de Engenharia Química, que também apoia o evento. As vagas são limitadas.

Este texto foi atualizado em 16/08/2011.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região