Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Química da Unesp de Araraquara comemora 50 anos


O curso de química do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP de Araraquara – completou, em março, 50 anos de criação. Para comemorar a data, a instituição promoveu, no dia 15 daquele mês, uma aula magna com Ronaldo Mota, Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério da Ciência e Tecnologia. O evento ocorreu no teatro do Sesc da cidade e teve a presença de aproximadamente 200 pessoas.

O Instituto de Química (IQ) daquela universidade teve origem no Departamento de Química da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araraquara (FFCLA). O curso foi criado por meio de decreto assinado em 27 de agosto de 1960 pelo falecido presidente Juscelino Kubitschek.  A Unesp foi criada em 1976 a partir da união das faculdades e institutos isolados de São Paulo. A medida levou a uma reformulação na área acadêmica e administrativa das unidades universitárias administradas pelo Poder Público, permitindo a criação de novas faculdades e institutos. Este foi o caso do Departamento de Química da FFCLA, transformado, em 1977, em Instituto de Química.
 
Luiz Antonio Andrade de Oliveira, professor e coordenador do Curso de Graduação em Química, está no IQ há 36 anos e contou um pouco da história da instituição. No começo, disse, o quadro de professores era composto pelos alunos que se formaram nas primeiras turmas. Entre eles estava o atual conselheiro do CRQ-IV, Antonio Carlos Massabni. Licenciado em 1966, ele começou a dar aulas no ano seguinte e, paralelamente, cursou a complementação para o Bacharelado. Fez carreira no IQ, chegando a dirigi-lo entre 1988 e 1992. Depois, trabalhou na pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa e foi diretor de fomento à pesquisa da Fundação para o Desenvolvimento da Unesp. Aposentou-se em 2001.
 
Outro ponto ressaltado por Oliveira foi o destaque que o IQ vem tendo nas avaliações oficiais. “A nota da UNESP no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes nos anos de 2005 e 2008 foi quatro, e B em 2002”. Estes exames objetivam aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências da universidade, explicou o coordenador.
 
Nos últimos dez anos, o IQ de Araraquara dobrou o número de vagas no vestibular e triplicou o número de estudantes de pós-graduação. Entre 1964 e 2009 foram diplomados 483 mestres e 386 doutores.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região