Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Presidente do Conselho apresenta balanço da gestão


Na conclusão do 51º ano de existência deste CRQ , aproveito a oportunidade para me dirigir a todos os profissionais da química que atuam no Estado de São Paulo, atual jurisdição da IV Região, para apresentar as ações desenvolvidas nos períodos de março de 2.004 à julho de 2.005 em que complementei o mandato de Olavo de Queiroz Guimarães Filho e de agosto de 2.005 à julho de 2.008 em que cumpri o meu primeiro mandato. Para melhor expor, vou dividir as ações em áreas:

ÁREA INTERNA
 
  • Aperfeiçoamento técnico dos agentes fiscais, proporcionando cursos sobre várias áreas da química.
     
  • Implantação de "notebooks" para agilizar o trabalho dos fiscais, conecetando-os diretamente ao nosso banco de dados.
     
  • Instalação de escritórios de atendimento no interior de São Paulo e em Mato Grosso do Sul, estado que até abril deste ano ainda pertencia à nossa jurisdição. Foram instalados escritórios nas cidades de Campo Grande (MS), Campinas, Araraquara, Araçatuba, Bauru, Ribeirão Preto e São José dos Campos.
     
  • Formação de equipe especializada no contato com profissionais e empresas inadimplentes.
     
  • Instalação de sistema de proteção do acervo bibliográfico.
     
  • Digitalização - Completamos a digitalização de aproximadamente quatro milhões de documentos do nosso arquivo físico e passamos a digitalizar todos novos documentos.
     
  • Modernização da remessa dos processos que vão aos Conselheiros Relatores para análise do Plenário, que passou a ser feita via CD. Este procedimento faz parte da fase inicial do sistema de fluxo eletrônico da processualística deste Conselho, que permitirá agilizar a tramitação dos processos.
     
  • Implantação de sistema de identificação digital para ponto de funcionários e presença de conselheiros nas Sessões Plenárias.
     
  • Contratação de funcionários por meio de concurso público, conforme Termo de Ajuste de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público do Trabalho.
     
  • Implantação do Plano de Cargos e Salários, também exigido pelo TAC.
     
  • Melhorias dos sistemas de áudio e vídeo do auditório, plenário e das salas de treinamento de nossa sede e melhorias no isolamento acústico das salas de treinamento e reuniões.
     
  • Modernização e atualização do sistema de automação da sede para controle dos sistemas de ar condicionado, segurança patrimonial e segurança contra incêndios.
ÁREA EXTERNA
 
  • Incentivo à criação de cursos da área da química no Mato Grosso do Sul e interior paulista. Realizamos um trabalho de conscientização das empresas e de aproximação com autoridades locais e instituições de ensino, que resultou na formação de vários convênios escola-empresa-prefeituras. Entre 2004 e 2007, houve um aumento de 100% no número de cursos.
     
  • Divulgação da profissão em cursos de nível médio, por meio de distribuição de folders e realização de palestras, destinados a esclarecer aos estudantes as diversas áreas em que os profissionais da química podem atuar.
     
  • Divulgação da profissão em campanhas de rádio, televisão, outdoors, revistas especializadas e jornais de grande circulação. As veiculações começaram há três anos e ocorrem em junho, quando é comemorado "O Dia do Profissional da Química".
  • Apoio a eventos da área da química, como encontros de profissionais de setores industriais organizados por entidades como ABEQ, ABQ, SBQ, semanas da química, feiras e congressos. Nas feiras em que nos são cedidos espaços, montamos estandes para dar atendimento a profissionais e estudantes da área e para divulgar a atividade química
     
  • Minicursos - Eventos técnicos com duração de um dia destinados ao aperfeiçoamento dos profissionais da química. O programa nasceu em 1998, quando promovíamos apenas palestras com três horas de duração. Em 2005, como parte das comemorações pelos 50 anos da promulgação da Lei 2.800, as palestras passaram a se chamar Encontros Técnicos Regionais e começaram a ser levadas também para outras cidades de São Paulo e Campo Grande (MS). Em 2006, com o suporte financeiro que obtivemos junto à Caixa Econômica Federal, os encontros foram convertidos para minicursos.
     
  • Selo de Qualidade - Idealizado pela Comissão de Ensino Técnico, é um programa que busca incentivar a melhoria da qualidade do ensino nas escolas que formam profissionais da química de nível médio. Lançado há 1,5 ano, o programa acaba de receber os primeiros pedidos de certificação.
     
  • Guia de Laboratório para o Ensino de Química – Também idealizado pela Comissão de Ensino Técnico, é uma publicação destinada a orientar as escolas na montagem de laboratórios dentro das normas vigentes, oferecendo, também, orientações quantos aos aspectos de segurança e meio ambiente. Pode ser obtido gratuitamente em nosso site.
     
  • Manual de Cosmetovigilância – Produzido pela Comissão Técnica de Cosméticos, orienta os profissionais da química no cumprimento da RDC nº 332 da ANVISA (vide site).
     
  • Cartilha de Meio Ambiente - Produzida pela Comissão Técnica de Meio Ambiente e disponível no site, fornece informações importantes aos profissionais que atuam nesse setor.
     
  • Química Viva – Nome de uma seção do site do CRQ-IV criada especificamente para informar o público em geral sobre a atividade química. Foi idealizada e é administrado pela Comissão Técnica de Divulgação deste Conselho.
     
  • Apoio a Projetos de Lei de interesse dos profissionais da química - Juntamente com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos no Estado de São Paulo, estamos apoiando os seguintes projetos:
· PL 227/2005, do senador Álvaro Dias (PSDB/PR), que propõe a fixação em lei de um piso salarial para profissionais da química de nível técnico. Já aprovado pelo Senado, o projeto encontra-se em tramitação na Câmara, onde seu relator é o deputado Marco Maia (PT/RS).

· PL7354/2006 do Dep. Nelson Marquezelli (PTB/SP), que dispõe sobre a atuação dos profissionais da química na indústria farmacêutica;

· PL 1412/1996, de autoria do ex-deputado Márcio Fortes (PSDB/RJ), que propõe eleições diretas no sistema CFQ/CRQs.


Na gestão iniciada em julho deste ano, venho procurando ampliar tudo que está sendo realizado, buscando criar condições para que os profissionais e as instituições de ensino possam atender as demandas necessárias ao progresso e desenvolvimento setor químico (indústria e prestação de serviços), particularmente o paulista, que ocupa lugar de destaque no cenário mundial.

Concluo esta breve prestação de contas agradecendo a preciosa e dedicada cooperação dos Conselheiros, membros das Comissões Técnicas e funcionários deste Conselho, sem a qual não poderíamos desenvolver todo esse trabalho e com sucesso. Agradeço, também, o apoio recebido por grande parte dos profissionais da química, que tem se manifestado pela expressiva participação nos eventos que promovemos.


Que todos nós tenhamos um excelente final de ano e que 2009 nos brinde com mais trabalho e realizações!

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região