Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2011 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Conselho sorteará livros sobre combustão e destinação de resíduo


O primeiro Informativo deste ano sorteará dois exemplares do livro Uso Agrícola de Lodo de Esgoto – Avaliação após a resolução Conama nº 375, editado e vendido pela Fundação de Estudos e Pesquisas Agrícolas e Florestais (Fepaf - Botucatu), e um exemplar da obra Química Tecnológica, comercializado pela editora Cengage Learning. As obras podem ser consultadas na Biblioteca do CRQ-IV.

O sorteio será realizado no dia 21 de março, sendo o resultado publicado no dia seguinte na seção “Noticiário” do site. Para participar, mande um e-mail para a Assessoria de Comunicação do Conselho (crq4.comunica2@totalwork.com.br) contendo nome completo, nº de registro e cidade onde reside. No campo assunto do e-mail escreva “Sorteio” e o nome do livro de seu interesse. Mande e-mails separados para concorrer aos dois títulos.
 
 

A obra reúne as palestras e discussões realizadas durante o VII Simpósio Latinoamericano de Biossólidos, em outubro de 2010, em Campinas, que teve o apoio do CRQ-IV. Os autores, Aline Coscione (que publica artigo nesta edição), Thiago Nogueira e Adriana Pires, expressam opiniões buscando contribuir para a próxima revisão da norma. A destinação adequada do lodo de esgoto é importante para a sociedade, não apenas pela necessidade de dar um destino correto a este resíduo, mas também devido ao seu potencial como fertilizante. O livro pode ser comprado por R$ 50,00 no site (www.fepaf.org.br), seção “Publicações”.  

 
 

Escrito pelos Engenheiros Químicos Jorge Wilson Hilsdorf, Newton Deleo de Barros, Celso Aurélio Tassinari e Isolda Costa, o livro traz conceitos básicos para que o profissional de engenharia possa se familiarizar com os processos relacionados à geração e conservação de energia. A abordagem didática permite ao leitor entender os conceitos da combustão e dos combustíveis, da lubrificação e da corrosão e suas formas de preservação. Uma das principais funções do  engenheiro na indústria é a administração da energia, uma vez que seu custo, na maioria das vezes, é o item de maior insumo na produção. Por isso, o conhecimento e o domínio de todos os processos que envolvam a energia são necessários para o exercício de uma engenharia eficiente e econômica, conforme destacam os autores. O livro custa R$ 69,90 e pode ser adquirido pelo site da editora (www.cengage.com.br/ls/quimica-tecnologica). Profissionais e estudantes ligados ao CRQ-IV terão 30% de desconto na promoção, válida até abril de 2011.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região