Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Livro eletrônico ensina como fazer experimentos em sala de aula


A construção de um extintor de incêndio, o engarrafamento de um ovo, a separação dos corantes presentes em doces, a produção de uma cola feita de leite e a descontaminação da água por eletrofloculação são alguns dos experimentos contidos no livro eletrônico (e-book) A química perto de você.
 
Disponível no portal www.quimica2011.org.br, criado pela Sociedade Brasileira de Química (SBQ) para difundir as iniciativas brasileiras relativas ao Ano Internacional da Química, o livro tem 146 páginas com experimentos de baixo custo e que podem ser feitos na própria sala de aula, sem o uso de aparelhos.

A publicação foi organizada pelos professores Claudia Rezende, do Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e Hugo Braibante, da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
 
Dirigente da SBQ, entidade que coordena as ações do Ano Internacional da Química no Brasil, Claudia Rezende conta que a opção pelo e-book se deu para reduzir custos e, assim, viabilizar a publicação. “O Secretário de Educação a Distância do Ministério da Educação, Carlos Eduardo Bielschowsky, deu sinal verde para a elaboração do livro e prometeu distribuí-lo em 2011, em todo o País, no formato DVD com tiragem aproximada de cem mil cópias”, relata, acrescentando que o órgão também disponibilizará o material no Portal do Professor de seu site.
 
“Fizemos uma chamada convidando as pessoas a submeter experimentos com as seguintes características: que fossem simples, não tivessem reagentes poluentes, não gerassem resíduos perigosos ou tóxicos e não fossem inflamáveis. Recebemos mais de 50 experimentos e compilamos outros da Royal Society of Chemistry, da Inglaterra, e da American Chemical Society, dos Estados Unidos”, explica Claudia Rezende.
 
O e-book reúne 20 experimentos com suas etapas amplamente ilustradas. Cada um traz seu objetivo, palavras-chave, autor ou fonte, material necessário, o passo a passo para a realização, resíduos resultantes, forma de descarte e as referências bibliográficas. Segundo a professora da UFRJ, há no livro experimentos novos ou adaptados, alguns retirados do periódico Química Nova na Escola, publicado pela SBQ.
 
FUNDAMENTAL - Tudo foi testado previamente: “Eu e o professor Hugo Braibante compilamos os experimentos e um grupo de estudantes da Federal de Santa Maria os testou. Com o sinal verde deles, editamos o livro contando com o apoio do mesmo grupo que fez o portal quimica 2011”.
 
Claudia Rezende diz que existem planos de continuidade do projeto, que pode tanto avançar para experimentos mais complexos quanto partir para níveis de ensino fundamental. “Este é outro aspecto importante deste projeto: sair do escopo do ensino médio e ir para o ensino fundamental”, finaliza.
 

Clique aqui para acessar o que já foi publicado sobre o AIQ.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região