Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Sínteses orgânicas catalisadas por paládio ganham o Prêmio Nobel de 2010
Autor(a): Antonio Carlos Massabni


Pesquisas envolvendo sínteses orgânicas catalisadas por compostos de paládio proporcionaram a Richard Heck, da Universidade de Delaware (EUA), Ei-ichi Negishi, da Universidade de Purdue (EUA), e Akira Suzuki, da Universidade de Hokkaido (Japão), o Prêmio Nobel de Química de 2010.


Suas descobertas tiveram grande impacto no desenvolvimento de novas drogas, materiais e têm sido utilizadas em muitos processos químicos industriais para a síntese de outros fármacos e compostos biologicamente ativos. Além do reconhecimento mundial, eles dividirão a importância de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 2,5 milhões).


Os ganhadores do Nobel desenvolveram métodos que possibilitaram a formação de ligações carbono-carbono (C-C) através de reações chamadas de “acoplamento cruzado”. Isso permitiu a obtenção, em laboratório, de moléculas orgânicas complexas  que até então existiam apenas na natureza.

 

Outros trabalhos relacionados à formação de ligações C-C receberam o Prêmio Nobel anteriormente. Em 1912, o prêmio foi dado pela descoberta da reação de Grignard; em 1950, para a descoberta da reação de Diels-Alder; em 1979 foi a vez da reação de Wittig e, em 2005, os laureados foram pesquisadores que trabalharam com metátese de olefinas.

 

Metais - Durante a segunda metade do século XX, os metais de transição desempenharam um papel importante na química orgânica, o que contribuiu para a descoberta de um grande número de reações catalisadas por compostos de metais de transição objetivando a obtenção de novas moléculas orgânicas.


Os metais de transição têm a propriedade de ativar vários tipos de com­ postos orgânicos, o que possibilita a formação de novas ligações químicas. Um dos metais utilizados desde o início dos estudos em síntese orgânica foi o paládio. Ele foi empregado na reação que possibilitou a oxidação de etileno a acetaldeído pelo oxigênio (O2) do ar atmosférico. Esta reação se tornou um processo industrial muito
importante, chamado “Processo Wacker”.

 

Reações de carbonilação catalisadas por paládio também conduziram à formação de novas ligações C-C e, consequentemente, à obtenção de novas moléculas orgânicas.

 

O trabalho pioneiro de Heck com olefinas

 

Em 1968, Heck publicou uma série de artigos que descreviam a reatividade de compostos de paládio, ou mais es­ pecificamente, dos haletos de metil- e fenilpaládio com olefinas à temperatura ambiente. O produto final desta reação é o estireno, precursor do poliestireno.


Depois, Heck planejou uma reação inédita de um grupo alquil ou um grupo aril com olefina. Esta reação se tornou o processo mais importante para a formação de ligações C-C.

 

Em 1972, ele fez uma modificação importante na reação de arilação (ou de alquilação), elevando sua importância para a síntese de outros compostos. Nesta versão, o composto organometálico de paládio, RPdX, é gerado de um haleto orgânico (RX) com paládio metálico, num processo chamado de adição oxidativa.   

 

 

O trabalho de Negishi

 

Em 1976, Negishi iniciou uma série de estudos para explorar a seletividade de novas espécies organometálicas que catalisam reações de formação das ligações C-C. Nos primeiros estudos, Negishi utilizou compostos organometálicos de Zn e de Al. No ano seguinte, ele introduziu compostos organometálicos de zinco como participantes das reações de acoplamento cruzado catalisadas por paládio. 
 

Essa nova reação se tornou um mé­todo muito importante para a formação de ligações C-C e foi chamada de “reação de Negishi”. Partindo-se de um haleto de alquila (R’X) e de um composto de zinco do tipo RZnY é possível obter o composto orgânico R-R’ (onde R e R’ são dois grupos orgânicos alquílicos).  

 

 

As descobertas de Suzuki

 

Em 1979, Suzuki e colaboradores publicaram dois artigos em que descreviam o uso de compostos orgânicos de boro, em presença de uma base, como “parceiros” dos compostos de paládio utilizados como catalisadores para a síntese de novos compostos orgânicos a partir de vinil- e aril-haletos. No processo ocorre a transferência de um grupo orgânico do boro para o paládio. A transferência é chamada de “transmetalação”.  

 

    

Impacto - As reações catalisadas por compostos de paládio descobertas por Heck, Negishi e Suzuki tiveram um grande impacto na química orgânica sintética. As novas reações possibilitaram a síntese de produtos naturais e de substâncias orgânicas biologicamente ativas, que possuem estruturas moleculares mais complexas.


A reação de Heck tem sido utilizada para as sínteses de mais de 100 diferentes compostos orgânicos.Um exemplo é a síntese do taxol, um produto encontrado na natureza e que vem sendo utilizado no tratamento do câncer. Outro exemplo é a síntese de um composto orgânico que possibilita a obtenção posterior da morfina, agente extraído do ópio que age diretamente no sistema nervoso central.


A variante do método desenvolvida por Ei-ichi Negishi permitiu a síntese em laboratório de um composto para combater o câncer chamado discodermolida que, até então, era encontrado apenas em esponjas (Discodermia dissoluta) que vivem no mar do Caribe.

 
O herbicida Prosulforon é produzido pela Ciba-Geigy e sua síntese é baseada na reação de Heck. O Naproxen, utilizado como anti-inflamatório e no tratamento de asma, é outro caso de produto cuja síntese para produção industrial baseou-se na reação de Heck.
 

 

 

Imagem 1 - Encontrada no mar do Caribe, a esponja "Discodermia dissoluta" produz a discodermolida, substância de ação antitumoral.

 

Figura 1 - Estrutura molecular do Taxol, usado no tratamento de câncer.

 

Figura 2 - Richard Heck usou o paládio como catalisador da síntese do estireno. O paládio possibilita a ligação entre um dos átomos de carbono da olefina com o átomo de carbono da molécula de bromobenzeno. O resultado da reação é a formação da molécula de estireno, um polímero de grande importância industrial e comercial.

 

Acesse a versão em PDF desta matéria para melhor visualizar as imagens.

 

 


 

O autor é professor titular da Unesp - Campus Araraquara, membro da Comissão de Divulgação do CRQ-IV e Conselheiro da entidade.

Contato: amassabni@uol.com.br




 
 
 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região