Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2010 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Programa gratuito recebeu em 2010 mais de 800 inscrições


O Conselho encerrará no dia 16 de outubro a edição 2010 dos Minicursos CRQ-IV. Patrocinado pela Caixa Econômica Federal, o programa de treinamentos gratuitos totalizará 23 apresentações distribuídas nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Paulo. Os eventos receberam 872 inscrições. Das 24 ausências registradas, três não foram justificadas, ensejando cobrança da taxa de R$ 230,00 dos faltosos.

Poucos treinamentos não tiveram preenchidas as 40 vagas abertas. Apenas um evento, em Campinas, precisou ser cancelado devido ao pequeno número de interessados. Uma possível razão para isso foi a data escolhida para ele (08/05), véspera do Dia das Mães.

 Como vem ocorrendo desde a sua criação, em 2006 e quando ainda se chamava Encontros Técnicos Regionais, o programa voltou a receber excelentes avaliações. Conforme pesquisas realizadas ao final de cada apresentação, os aspectos envolvendo a capacidade dos instrutores, a organização e a infraestrura receberam notas entre 4 e 5, conceito máximo.

Talvez uma das razões que explique tal desempenho seja o fato de o Conselho procurar renovar o programa a cada ano. A grade de temas de 2010, por exemplo, foi montada com base em sugestões feitas por participantes de edições anteriores.
 
Outra novidade foi a inclusão de assuntos que, apesar de não estarem diretamente ligados à atividade química, buscaram dar uma visão mais ampla sobre o funcionamento de uma área de produção e até mesmo de uma empresa. Tais treinamentos destinaram-se, principalmente, a profissionais que ocupam cargos estratégicos.
 
Cabe ressaltar que cursos com esse perfil são caros para boa parte das pessoas, mas devido à gratuidade do programa até mesmo profissionais desempregados tiveram a oportunidade de participar e com isso enriquecer seus currículos.

Também para atender a pedidos, quase todos os treinamentos incluíram a realização de dinâmicas. O propósito dessas atividades práticas foi permitir que os participantes testassem na hora o quanto absorveram dos conteúdos apresentados e, em muitos casos, aprendessem com seus erros.

Uma das dinâmicas mais interessantes ocorreu durante o minicurso “Introdução ao Lean Thinking” (foto). Baseado no método criado pela montadora de veículos Toyota  e que prega o máximo de eficiência com o mínimo de desperdício, os participantes “montaram” uma fábrica de sucos na sede do Conselho. A ideia foi que enxergassem as falhas que podem ser evitadas durante o processo produtivo, que na verdade começa por entender as necessidades do clientes e termina com a satisfação deste ao receber o produto final.

Segundo informou o Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV e idealizador dos minicursos, a intenção da entidade é ampliar o programa em 2011, quando será comemorado o Ano Internacional da Química. Para isso, disse, o Conselho iniciará em breve negociações visando a renovação do patrocínio com a Caixa Econômica Federal, parceira da entidade nesta iniciativa desde 2006.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região