Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Morrem Ney Galvão e José Otávio Mariano


A comunidade Química fechou o mês de agosto lamentando as mortes de dois profissionais que alcançaram grande sucesso em suas carreiras, além de terem se notabilizado por difundir a ciência e fortalecer a profissão. Ambos também tiveram estreita ligação com o CRQ-IV.

No dia seis daquele mês, vítima de infarto, morreu em São Paulo José Otávio Mariano da Silva, aos 64 anos. Diretor geral da Aquaplan Tecnologia, empresa com atuação nas área de tratamento, reúso e gerenciamento de águas, Silva era um apaixonado pela química e há mais de três anos tornou-se um frequente colaborador dos programas do Conselho voltados ao aperfeiçoamento dos profissionais.
 
Em 2008 e 2009 ministrou minicursos em São Paulo e em Ribeirão Preto. Muito concorridas, suas apresentações receberam excelentes avaliações. Para este ano, ele já havia se proposto a falar sobre reúso de água num minicurso programado para o dia 16 de outubro, em Ribeirão Preto.

No dia 26, aos 89 anos, morreu na cidade de Analândia, distante 223 quilômetros de São Paulo, o Bacharel Ney Galvão da Silva. Graduado em 1945 pela antiga Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, ele fez parte da primeira equipe de conselheiros do CRQ-IV, constituída em agosto de 1957.

Ney Galvão foi diretor da Laborterápica Bristol por 35 anos, tendo sido um dos responsáveis por trazer para o Brasil o Tetrex, um dos primeiros antibióticos comercializados no país. Indicado para o tratamento de infecções causadas por microorganismos, o medicamento ainda está no mercado.

Depois de se aposentar na indústria farmacêutica, mudou-se para Analândia e virou produtor de leite. Sempre ativo, foi eleito prefeito e governou a cidade entre 1989 e 1992.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região