Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Sistemas da Qualidade e o Profissional da Química
Autor(a): Carlos Alberto Trevisan


A atualidade tecnológica das organizações tem características de ponto crítico de tal forma que possam realizar suas atividades em concordância com os parâmetros especificados.
A função da tecnologia é servir de apoio para que as organizações garantam produtos e/ou serviços de sua competência e especialidade, que atendam plenamente às expectativas dos consumidores.

Na atividade industrial química podemos considerar os processos e as operações como transformações de substâncias em escala industrial. Estas transformações são complexas e ocorrem através de uma sequência de etapas que acontecem nos equipamentos em cujo interior ocorrem reações, misturas, separações, absorção, adsorção, evaporação, condensação, resfriamento e muitas outras.

O processo da qualidade obriga a que a organização se mantenha atualizada, pois as mudanças cada vez mais rápidas e com características globais assim o exigem.
Por serem características da atividade química, estas transformações são, por disposição legal, atribuições do Profissional da Química, pois somente ele possui os conhecimentos para o desenvolvimento, execução e controle das mesmas.

Com o objetivo de integrarmos a Gestão da Qualidade e a atividade do Profissional da Química faremos um breve histórico da evolução da qualidade através dos tempos e explicaremos o porquê as atividades da qualidade devem ser de responsabilidade do referido profissional. A evolução da Qualidade ocorreu em três grandes fases assim denominadas:
 

 
 
Do quadro acima podemos verificar que, ao evoluir, o processo de qualidade passou da correção para a prevenção, passando a atuar na produção e, por consequência, em suas diversas etapas.

Devemos considerar que a qualidade depende das características do processo e da sua execução, ou seja, existe a necessidade da execução das melhores práticas. Um processo precisa ser bem concebido e realizado com a melhor qualidade possível. Este enfoque atual implica que a efetivação da sistema­ tização do processo da qualidade, no que compete à sua implantação e controle, requer, tendo em vista a especificidade da atividade química, que as atividades do Sistema da Qualidade sejam desenvolvidas, implantadas e controladas por Profissional da Química, pois é obvio que o desconhecimento das características dos processos e das operações nestes envolvidos impedem a elaboração correta dos procedimentos, sua revisão e aprovação.
 
Como sabemos, é regra básica de qualquer implantação correta de Sistema da  Qualidade que os procedimentos sejam descritos por quem efetivamente realiza a atividade. No caso do setor químico, conforme estabelece a Lei 2.800/1956, em seu artigo 27, essa responsabilidade deve ficar a cargo de um Profissional da Química.
 
O Sistema da Qualidade possui uma formalização que tem por base a elaboração e a emissão de documentação de acordo com a seguinte estrutura:
 
 
 
Como pode ser observado, quanto mais nos aproximamos da base da pirâmide maior é a quantidade de documentos a serem elaborados.
 
Como também observamos, o Manual da Qualidade possibilita uma visão do Sistema da Qualidade como um todo, mas são os procedimentos, as instruções de trabalho e os formulários que possibilitam a efetiva implantação, monitoramento e as atividades de melhorias inerentes ao mesmo.
 
Os POPs (Procedimentos Operacionais Padrões) indicam o que cada setor faz, sendo que o detalhamento é estabelecido pelas instruções de trabalho. As instruções de trabalho são utilizadas  na maioria dos processos e operações da área da química para orientar os operadores na correta execução das atividades.
 
A clareza e objetividade das instruções de trabalho devem possibilitar o completo entendimento da atividade, resultando na obtenção da qualidade pretendida.

Abordando rapidamente a parte referente à documentação, devemos considerar que a administração da mesma relativa aos processos e operações da área da química também exigem conhecimentos que são específicos dos profissionais da química.

Concluindo, podemos considerar que as atividades de implantação, monitoramento e melhoria inerentes ao Sistema da Qualidade, quando relacionadas às empresas da área da química, deverão ser realizadas por profissional da química devidamente habilitado.
 
 

Engenheiro Químico e conselheiro do CRQ-IV, o autor é especialista na aplicação de ferramentas da qualidade principalmente na indústria de cosméticos. Contatos pelo e-mail trevisan@bighost.com.br

 
 
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região