Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2010 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos recomeçam este mês


Em continuidade ao programa patrocinado pela Caixa Econômica Federal, o Conselho iniciará no dia 28 de agosto a segunda rodada de minicursos gratuitos. Depois de promover 13 eventos entre maio e julho, a entidade realizará mais 11 apresentações na capital e em cidades do interior. Assim como ocorreu na primeira parte do ano, a maioria dos temas foi sugerida pelos próprios participantes. A grade completa está disponível neste site desde o dia 19 de julho.

Análise sensorial (tema de artigo publicado na edição anterior do Informativo), produção de açúcar e álcool, perícia ambiental, tintas, gerenciamento e destinação de resíduos, cosméticos e reúso de água estão entre os assuntos previstos. A aplicação de dinâmicas para que os participantes possam testar os conhecimentos obtidos durante os treinamentos será mantida nesta segunda fase do programa.

Como forma de atender a pedidos feitos principalmente por profissionais com formação em engenharia, também foram programadas apresentações nas áreas de planejamento e gerenciamento industrial. Estes são os casos dos mini­ cursos “Introdução ao Lean Thinking”, que apresentará uma visão sobre o modelo de redução de desperdícios criado pela montadora de automóveis Toyota e que posteriormente foi adotado por empresas dos mais variados setores no mundo todo. O curso será apresentado por Alvair Silveira Torres Jr., professor da Faculdade de Economia e Administração da USP e membro do Lean Institute Brasil, entidade com a qual o CRQ-IV firmou convênio no início de julho, conforme noticiado no site e no Twitter. O outro minicurso com este perfil terá como título “Gerenciando erros humanos nas operações químicas”, a ser ministrado pelo professor Fábio Rubens Soares, do curso de Engenharia Química da Faap.

Além daquelas que ocorrerão na sede do Conselho, estão programadas apresentações para as cidades de Campinas, Araraquara, Bauru, Ribeirão Preto e, retornando ao circuito, Araçatuba. Não foi possível desta vez incluir São José dos Campos e São José do Rio Preto – que participaram do programa no primeiro semestre –, tendo em vista a incompatibilidade de agenda dos palestrantes com a disponibilidade de datas nos hotéis daquelas cidades.

Inscrições - A participação nos mini­ cursos continua gratuita e aberta a todos profissionais em situação regular no Conselho, inclusive aos desempregados que solicitaram e obtiveram a dispensa do pagamento da anuidade. Os estudantes (somente os previamente cadastrados no CRQ-IV) também poderão se inscrever, mas serão colocados numa lista de espera. Serão chamados se houver sobra de vagas ou desistências.

Para participar, o interessado deverá acessar a grade publicada no site e ligar para os telefones indicados na tabela, observando sempre os períodos e horários de atendimento. Será necessário fornecer os seguintes dados: nome completo, número de registro no Conselho, cidade onde reside, telefone, e-mail (preferencialmente o pessoal), empresa onde trabalha e cargo que ocupa. As inscrições deverão ser feitas exclusiva-mente por telefone. Cada interessado poderá fazer a sua e a de um colega apenas, desde que tenha todos os dados dele.

Após o atendimento telefônico ser concluído, o interessado receberá um e-mail contendo as regras de participação. Terá, então, 24 horas para responder a mensagem com o seu “de acordo”. Só a partir de então sua inscrição estará confirmada. Caso não responda, a vaga será automaticamente repassada para outra pessoa.

Taxa - Daqueles que confirmarem a participação e não comparecerem sem prévio aviso de 24 horas será cobrada uma taxa de R$ 230,00. O valor se destinará a cobrir as despesas que o CRQ-IV teve para garantir a participação do faltoso. A taxa não será cobrada somente daqueles que apresentarem atestados médicos, declarações de empresas, Boletins de Ocorrências e outros documentos originais que possam justificar a ausência.

Clique aqui para acessar a grade de programação e os telefones para os quais deverá ligar para fazer sua inscrição.
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região