Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Selo de Qualidade - Manual tem nova edição


Está disponível a terceira edição do manual a ser seguido pelas escolas técnicas interessadas em obter o Selo de Qualidade CRQ-IV para seus cursos. A elevação do prazo de validade das novas outorgas (de dois para três anos) e a necessidade de as escolas que mantiverem cursos com a denominação “Técnico em Química” terem como parâmetro a proposta de currículo recomendado pelo Conselho estão entre as principais novidades da publicação.

Oficialmente lançado em agosto de 2007, durante a cerimônia que come-morou os 50 anos da criação do CRQ-IV, o programa foi apresentado como um instrumento de identificação, reconhecimento e certificação de cursos mantidos por escolas comprometidas com a qualidade de ensino. Fica claro, portanto, que a certificação proporcionada pelo programa destina-se aos cursos e não às Instituições de Ensino. Uma escola pode manter vários cursos na área da química e conseguir a certificação para apenas um deles.

A primeira revisão do manual  ocorreu em outubro de 2008. Após a certificação de alguns cursos, questionamentos de instituições de ensino, análises da própria comissão e visando a agilidade, facilidade e a melhoria do processo, houve necessidade de uma nova atualização. Adotou-se uma linguagem mais objetiva, mas foram mantidos os critérios de avaliação e a essência do projeto original.

Concluída em junho de 2010, a terceira versão do manual pretende fazer com que a busca pelo Selo de Qualidade CRQ-IV seja um estímulo para as escolas técnicas no sentido de que  promovam constantes atualizações metodológicas e tecnológicas de seus cursos, reavaliando seus métodos e estratégias, assim como adequando suas instalações, buscando parcerias e, consequentemente, aprimorando a formação de seus alunos. Em resumo, a revisão reforça o propósito do programa que é o de semear a cultura da qualidade, com a adoção de processos avaliativos permanentes e confiáveis.

Currículo - Publicada em abril deste ano e também disponível no site, a proposta de currículo tem como princípio apoiar as escolas na elaboração e atualização das matrizes curriculares dos cursos novos e já existentes. Trata-se de um complemento das diretrizes curriculares estabelecidas pelo MEC para os cursos técnicos. Não se busca com a proposta interferir no projeto pedagógico da instituição, mas sim fornecer parâmetros que contribuam para melhorar a qualidade dos cursos técnicos da área.

A equipe responsável pela nova edição do manual e pela elaboração da proposta de currículo é formada por técnicos do CRQ-IV e por professores e coordenadores de escolas técnicas sediadas na capital e interior do Estado.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região