Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Do Poder de Polícia atribuído ao CRQ-IV
Autor(a): Fátima Gonçalves Moreira


Dentre as atribuições do CRQ-IV, previstas no art. 343 da CLT e arts. 13 e 15 da Lei nº 2.800/56, encontra-se o poder de fiscalizar o exercício profissional dos químicos, bem com os de impedir e punir aqueles que exerçam atividade química sem a qualificação profissional estabelecida em lei.
 
Com efeito, o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão é livre. Porém, a lei exige, para determinadas profissões, como a dos químicos, for-mação e habilitações técnicas, cujo objetivo maior é zelar para que a sociedade não seja prejudicada pela produção de produtos e execução de serviços por empresas clandestinas ou pessoas desprovidas de conhecimentos científicos.
 
Emerge daí o Poder de Polícia da Administração Pública, delegado aos Conselhos de Fiscalização Profissional para vistoriarem as atividades, documentos e outros elementos de qualquer estabelecimento empresarial.
 
Assim, o CRQ-IV, por meio de seu Setor de Fiscalização, pode vistoriar qualquer empresa para constatar justamente se nesta há ou não atividades relacionadas com a química e se estão sendo desempenhadas por profissionais habilitados ao exercício profissional.
 
Ocorre que algumas empresas, sob a alegação de que não desenvolvem atividades químicas e que não necessitam de profissionais da área, sequer permitem a entrada do agente fiscal do CRQ-IV, caracterizando assim a sua resistência e oposição à fiscalização, o que poderá ensejar na aplicação de multa, com fundamento no art. 351 da CLT e posterior cobrança judicial.
 
O Poder Judiciário já decidiu que o CRQ-IV detém Poder de Polícia para realizar vistorias em quaisquer empresas, independentemente de suas atividades serem ou não da área da química, declarando ilegal a conduta dos sócios, administradores ou representantes legais destas em não permitirem a entrada do agente fiscal em suas instalações, ratificando, assim, a legalidade da multa imposta por tal resistência e oposição.
 
Íntegra - A seção de jurisprudência do site do CRQ-IV disponibiliza a íntegra de decisões judiciais sobre o assunto. Contatos com o Departamento Jurídico podem ser feitos pelo e-mail  juridico@crq4.org.br.
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região