Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho lança cartilha sobre meio ambiente


Os maiores eventos da América Latina sobre o setor, a Feira Internacional do Meio Ambiente Industrial e o Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial (FIMAI/SIMAI), foram escolhidos para o lançamento da mais nova publicação do Conselho Regional de Química IV Região: a Cartilha de Meio Ambiente.

O lançamento aconteceu no dia 13 de novembro, primeiro dia da FIMAI/SIMAI, no Expo Center Norte, capital paulista. Ocorrida no principal auditório do SIMAI, a apresentação da Cartilha de Meio Ambiente foi feita pelo presidente do CRQ-IV, o Engenheiro Industrial, Manlio de Augustinis. Em seu dis- curso, ele destacou que o CRQ-IV tem procurado participar das discussões de assuntos onde a atividade química é preponderante. Nesse sentido, para assessorar tecnicamente o plenário do Conselho em assuntos de meio ambiente, há três anos, foi criada a Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA), responsável pela concepção e elaboração de toda a cartilha.

A publicação começou a ser produzida, efetivamente, em 2006, e teve a colaboração de mais de 20 profissionais que integram ou integraram a CTMA. A obra traz detalhes sobre a legislação ambiental a ser observada antes da abertura de uma empresa, durante suas atividades e após o encerramento do negócio.

A cartilha descreve normas e leis, orienta sobre a obtenção de licenças, certificados e registros, oferece exemplo de planejamento para gestão ambiental etc. A cartilha "tem a finalidade de servir como apoio a todos os profissionais que em suas ações visam à preservação do meio ambiente", observou Augustinis, salientando que a obra veio corroborar os esforços do CRQ-IV em orientar os profissionais a cumprirem as exigências de ordem legal. Dessa forma, além de zelar pelo cumprimento do Código de Ética, o CRQ-IV cumpre com sua principal atribuição, que é defender os interesses da sociedade em sua área de atuação.

Durante os três dias da FIMAI/SIMAI, dezenas de profissionais e estudantes vinculados à entidade visitaram o estande do Conselho para concorrer a dez exemplares da cartilha. Os ganhadores, relacionados a seguir, foram realmente privilegiados já que apenas uma pequena tiragem do trabalho foi impressa e, pelo menos por enquanto, não é possível solicitar exemplares ao CRQ- IV. Uma versão em PDF da obra, porém, está disponível neste site (clique aqui para obtê-la).

Outras realizações da Comissão - Criada em 2005 para auxiliar tecnicamente o plenário do Conselho Regional de Química – 4ª Região, a Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) agiu em diversas frentes para defesa da causa ambiental e aperfeiçoamento do profissional químico do setor. Entre suas ações destacam-se a organização do Seminário de Meio Ambiente, em 2006, e a realização de palestras técnicas e minicursos. A CTMA também exerce suas atividades em âmbito nacional, com participações em reuniões no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Na última delas, inclusive, a comissão contribuiu na elaboração da Resolução 396/2008, que estabeleceu os critérios para classificação de águas subterrâneas.

Ganhadores dos exemplares: Celso Roberto Paciulli Bryan, de Americana; Erika Patrícia da Silva Bastos, de Sorocaba, Fernanda Jurgensen Paggioli, de São Paulo; Fernando Cesar Bahia, de Pindamonhangaba; Gilmar Matos Pereira, de Embu; Humberto Ávila Cruz, de Campinas; Marco Antonio Berioni, de Osasco; Marcos Rogerio da Cunha, de Taubaté; Stefano Penov, de São Paulo e Valdineia Mative Gaspar, de Salto.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região