Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2008 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho lança cartilha sobre meio ambiente


Os maiores eventos da América Latina sobre o setor, a Feira Internacional do Meio Ambiente Industrial e o Seminário Internacional do Meio Ambiente Industrial (FIMAI/SIMAI), foram escolhidos para o lançamento da mais nova publicação do Conselho Regional de Química IV Região: a Cartilha de Meio Ambiente.

O lançamento aconteceu no dia 13 de novembro, primeiro dia da FIMAI/SIMAI, no Expo Center Norte, capital paulista. Ocorrida no principal auditório do SIMAI, a apresentação da Cartilha de Meio Ambiente foi feita pelo presidente do CRQ-IV, o Engenheiro Industrial, Manlio de Augustinis. Em seu dis- curso, ele destacou que o CRQ-IV tem procurado participar das discussões de assuntos onde a atividade química é preponderante. Nesse sentido, para assessorar tecnicamente o plenário do Conselho em assuntos de meio ambiente, há três anos, foi criada a Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA), responsável pela concepção e elaboração de toda a cartilha.

A publicação começou a ser produzida, efetivamente, em 2006, e teve a colaboração de mais de 20 profissionais que integram ou integraram a CTMA. A obra traz detalhes sobre a legislação ambiental a ser observada antes da abertura de uma empresa, durante suas atividades e após o encerramento do negócio.

A cartilha descreve normas e leis, orienta sobre a obtenção de licenças, certificados e registros, oferece exemplo de planejamento para gestão ambiental etc. A cartilha "tem a finalidade de servir como apoio a todos os profissionais que em suas ações visam à preservação do meio ambiente", observou Augustinis, salientando que a obra veio corroborar os esforços do CRQ-IV em orientar os profissionais a cumprirem as exigências de ordem legal. Dessa forma, além de zelar pelo cumprimento do Código de Ética, o CRQ-IV cumpre com sua principal atribuição, que é defender os interesses da sociedade em sua área de atuação.

Durante os três dias da FIMAI/SIMAI, dezenas de profissionais e estudantes vinculados à entidade visitaram o estande do Conselho para concorrer a dez exemplares da cartilha. Os ganhadores, relacionados a seguir, foram realmente privilegiados já que apenas uma pequena tiragem do trabalho foi impressa e, pelo menos por enquanto, não é possível solicitar exemplares ao CRQ- IV. Uma versão em PDF da obra, porém, está disponível neste site (clique aqui para obtê-la).

Outras realizações da Comissão - Criada em 2005 para auxiliar tecnicamente o plenário do Conselho Regional de Química – 4ª Região, a Comissão Técnica de Meio Ambiente (CTMA) agiu em diversas frentes para defesa da causa ambiental e aperfeiçoamento do profissional químico do setor. Entre suas ações destacam-se a organização do Seminário de Meio Ambiente, em 2006, e a realização de palestras técnicas e minicursos. A CTMA também exerce suas atividades em âmbito nacional, com participações em reuniões no Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Na última delas, inclusive, a comissão contribuiu na elaboração da Resolução 396/2008, que estabeleceu os critérios para classificação de águas subterrâneas.

Ganhadores dos exemplares: Celso Roberto Paciulli Bryan, de Americana; Erika Patrícia da Silva Bastos, de Sorocaba, Fernanda Jurgensen Paggioli, de São Paulo; Fernando Cesar Bahia, de Pindamonhangaba; Gilmar Matos Pereira, de Embu; Humberto Ávila Cruz, de Campinas; Marco Antonio Berioni, de Osasco; Marcos Rogerio da Cunha, de Taubaté; Stefano Penov, de São Paulo e Valdineia Mative Gaspar, de Salto.

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região