Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2010 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conheça as entidades do programa INCTs relacionadas à química


Com o objetivo de proporcionar avanços científicos e inovações na área da tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) juntamente com o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), aprovaram, ao longo de 2009, a destinação de R$ 400 milhões às 123 entidades que integram o Programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT). O investimento destina-se ao desenvolvimento dos institutos e financiamento de pesquisas.

As empresas interessadas em participar de um grupo de pesquisadores de algum dos INCTs devem entrar em contato com os respectivos coordenadores para definir as regras da parceria. Os projetos deverão atender ao setor produtivo. As empresas parceiras poderão ajudar dispondo de seu parque instrumental ou ainda fornecendo materiais para os projetos.

“Os INCTs atuam muito além da publicação científica. Eles apresentam um programa de educação em ciência e difusão de conhecimento, conduzido por pesquisadores e bolsistas a eles vinculados. Espera-se que os resultados dos projetos possam ter aplicações de impacto econômico e social”, diz Adriana Rosa Carvalho, do Departamento de Coordenação de Comunicação do CNPq.

Todos os institutos contam com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e de vários fundos setoriais administrados pelo Ministério da Ciência e Tecnologia e do CNPq. Os centros de pesquisa sediados em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Santa Catarina, Amazonas, Pará, Rio Grande do Norte são cofinanciados pelas respectivas fundações estaduais de amparo à pesquisa.

Além disso, vários INCTs já têm em sua estrutura a participação de empresas, seja injetando recursos diretamente em projetos ou disponibilizando instalações e equipamentos.

A filosofia do Programa INCT centra-se em consolidar projetos que agreguem competências em suas áreas de atuação. Assim, o acesso de pesquisadores, estudantes ou profissionais aos institutos começa com uma consulta direta aos respectivos coordenadores. Veja mais detalhes na página do CNPq na internet: http://www.cnpq.br/programas/inct/_apresentacao/index.html.

Paulistas - Só no Estado de São Paulo existem 44 institutos, dos quais 11 são diretamente ligados à área da química. Veja abaixo quais são eles e os meios de contato.

Instituto Nacional em Ciências e Tecnologias Analíticas Avançadas - Tem o objetivo de elaborar e realizar projetos no ramo da química analítica, além de ser um centro de referência no atendimento por essa tecnologia para área acadêmica e setor produtivo. Sua sede é no Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Contatos: Célio Pasquini, (19) 3521-3136 e pasquini@iqm.unicamp.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica - Congrega pesquisadores atuantes na área de química com foco no desenvolvimento de ferramentas analíticas necessárias a diagnósticos clínicos, análises bioquímicas e farmacológicas. A sede também fica na Unicamp - (19) 3521-3127 e inctbio@iqm.unicamp.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Bioetanol - Sua missão é produzir conhecimento científico para embasar a tecnologia do etanol celulósico a partir de cana-de-açúcar e outros materiais vegetais, levantando impactos sociais e ambientais de projetos nessa área. A entidade fica na Universidade de São Paulo (USP), telefone (11) 3091-7592 e e-mail msbuck@usp.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biotecnologia Estrutural e Química Medicinal em Doenças Infecciosas - Realiza estudos estruturais e biológicos em alvos moleculares específicos de micro-organismos associados a doenças infecciosas, particularmente doenças tropicais negligenciadas. Pesquisa o desenvolvimento de novos fármacos para o tratamento das doenças endêmicas como a leishmaniose, esquistossomose, doença de chagas, malaria e leptospirose. Fica no Instituto de Física de São Carlos (USP) e seu coordenador é o professor Glaucius Oliva, telefone (16) 3373-9874, e-mail oliva@ifsc.usp.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Controle Biorracional de Insetos e Pragas - Desenvolve estudos sobre insetos como a formiga cortadeira, lagarta do cartucho-do-milho, e o pulgão-gigante-do-pinus. O objetivo é desenvolver o controle desses insetos a partir da aplicação de extratos de plantas ou de substâncias isoladas destes, de semioquímicos e de derivados de produtos naturais ou semissintéticos. A sede está no Centro de Ciências e Tecnologia do Departamento de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Contatos pelo e-mail dmfs@power.ufscar.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fluídos Complexos - Tem a missão de congregar profissionais das áreas de física (incluindo a biofísica), química (incluindo a bioquímica), biologia, imunologia, medicina, odontologia e matemática em torno de problemas que requeiram um enfoque multidisciplinar. Possui atividades de pesquisa, ensino e extensão focadas nas áreas da estrutura da matéria, novos materiais (cristais líquidos, ferrofluidos), água e fluidos biológicos. Sede no Instituto de Física da USP, telefone (11) 3091-7190.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Estudos do Meio Ambiente - Sua meta é criar um ambiente multidisciplinar que una as competências da universidade na resolução de questões ambientais, em harmonia com os setores privado e público. Sede no Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente da Escola Politécnica da USP - inct@cepema.usp.br

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Semioquímicos na Agricultura - Tem a missão de diminuir a dependência externa, desenvolvendo bases tecnológicas para a identificação, síntese e uso de semioquímicos na agricultura brasileira, contribuindo para o equilíbrio regional desta área no Brasil, com ênfase nos recursos humanos e de jovens pesquisadores. Sede na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ) de Piracicaba (SP). Contato: professor José Roberto Postali Parra - jrpparra@esalq.usp.br.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Materiais Complexos Funcionais - Trata-se de uma rede de pesquisa voltada à consolidação de informações e ações de compartilhamento e execução dos recursos financeiros com o objetivo de pesquisar e desenvolver produtos e processos geradores de materiais desenhados para aplicações específicas, como matérias-primas abundantes e/ou renováveis, que possam ser transformadas em produtos valiosos graças às atuais ferramentas nanotecnológicas. Sede no Instituto de Química da Unicamp. Contato: professor Fernando Galembeck - (19) 3788-3080.

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Técnicas Analíticas Aplicadas a Exploração de Petróleo e Gás – Desenvolve técnicas analíticas na área de geoquímica inorgânica (análises elementais e isotópicas) que possam contribuir na análise de riscos exploratórios e nos estudos de reservatórios de óleo e gás. Coordenado pelo professor Colombo Tassinari, (ccgtassi@usp.br), sua sede fica no Instituto de Geociências da USP.


Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia – O Instituto tem como foco principal a geração de conhecimento por meio de estudos básicos em síntese, caracterização e processamento de materiais cerâmicos nanométricos para aplicá-los no desenvolvimento de cerâmicas eletrônicas de alto desempenho, incluindo dispositivos baseados em filmes finos. Sede na Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara. Contatos pelo telefone (16) 3351-8214.




 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região