Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2009 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Estação Ciência ganha espaço patrocinado pelo CRQ-IV


O "Espaço da Química" é a mais nova atração da Estação Ciência. Inaugurado em dezembro de 2008, o espaço possibilita aos visitantes terem contato com experimentos químicos relacionados ao cotidiano. Idealizado pelas professoras Maria Eunice Ribeiro Marcondes e Marcia Laudelina de Arruda Temperini, ambas do Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo, o "Espaço da Química" foi patrocinado pelo CRQ-IV, que custeou a compra dos equipamentos existentes do local, num investimento de R$ 8 mil.

Durante a inauguração, o Engenheiro Manlio de Augustinis, presidente do CRQ-IV, disse que o desenvolvimento de ações que prestigiem os profissionais e enalteçam a atividade química tem sido uma preocupação constante da entidade. Nesse sentido, salientou, o Conselho considera que a entrega da instalação representava uma oportunidade para que a sociedade pudesse conhecer de forma lúdica alguns dos benefícios proporcionados pela ciência e tecnologia química.

Augustinis, que esteve acompanhado do vice-presidente do CRQ-IV e diretor do IQ, Hans Viertler, e do conselheiro José Glauco Grandi, superintendente do Conselho, afirmou que a entidade estava satisfeita em ter contribuído para a concretização do espaço e que tinha interesse em apoiar futuras ampliações.

Vinculada à USP, a Estação Ciência é um centro de ciências interativo que realiza exposições e atividades voltadas para áreas como astronomia, meteorologia, física, geologia, biologia, informática, entre outras. Apesar de ser uma das ciências mais antigas da humanidade, a química não integrava o acervo permanente do local. Este, aliás, foi um dos motivos que levaram o CRQ-IV a apoiar a criação do novo espaço.

Os quatro experimentos químicos disponibilizados ao público são:

Filtração - Reproduz uma das etapas do processo que torna a água potável. São apresentados materiais utilizados na montagem do filtro e a função de cada um no processo de filtração.

Condutibilidade térmica - A proposta é explicar a razão de, ao tocarmos em diferentes materiais, termos a sensação de que um está frio e o outro quente, em que pese ambos estarem, na verdade, com a mesma temperatura. Relacionar a idéia de sensação térmica com calor específico e mostrar porque alguns materiais são usados como isolantes térmicos e outros como condutores de calor são os objetivos do experimento.

Condutibilidade elétrica - Trata-se de uma propriedade importante na escolha dos materiais para diferente usos no cotidiano. Explicar porque alguns conduzem eletricidade e outros não são os objetivos desse experimento.

Densidade de plásticos - As dificuldades em reciclar resíduos plásticos residem no fato de que estes se encontram misturados. O experimento permite identificar diferentes tipos de plásticos por meio da diferença de densidade e estimula a discussão sobre a reciclagem.

A Estação Ciência fica na rua Guaicurus, 1.394, próximo do shopping center Lapa, capital paulista. Funciona de terça a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 18h. Mais informações no endereço www.eciencia.usp.br




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região