Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CRQ-IV e OAB-SP assinam convênio na área ambiental


Uma parceria destinada a combater crimes ambientais, fornecendo as informações necessárias quando a solução for de competência de ambas as partes, foi selada no dia 30 de julho entre o CRQ-IV e a seção paulista da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP). O convênio foi assinado pelos presidentes das entidades, Manlio de Augustinis e Luiz Flávio Borges D’Urso, respectivamente.


Com prazo de validade indeterminado, o acordo prevê que, sempre que necessário, o Conselho pode oferecer suporte técnico ambiental e a OAB-SP, subsídio na parte legislativa e jurídica no âmbito de ambas as Comissões do Meio Ambiente, a fim de se empenharem em conjunto para a solução de impasses dessa natureza.

O Conselho se compromete, ainda, sempre que solicitado, a fornecer nomes de profissionais para atuarem como peritos ou assistentes técnicos em ações judiciais, bem como para ministrarem palestras, seminários e outras atividades de interesse comum na área ambiental.

Durante o evento, o presidente da Comissão do Meio Ambiente da OAB-SP, Carlos Alberto Maluf Sanseverino, falou sobre desejo do CRQ-IV de integrar o Conselho Estadual do Meio Ambiente. A proposta foi encampada de imediato por Luiz Flávio Borges D’Urso, que se comprometeu a enviar ofício à Secretaria Estadual do Meio Ambiente manifestando apoio à ideia.

A ponte entre a OAB-SP e o Conselho foi feita por Suely de Camargo, Engenheira Química, advogada e integrante da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV. Além dela, também representaram o CRQ-IV na solenidade a advogada Catia Stellio Sashida, gerente do Departamento Jurídico, e os engenheiros químicos Wagner Contrera Lopes e Andrea de Batista Mariano, ambos da Gerência de Fiscalização.

Por parte da OAB-SP, prestigiaram a assinatura do convênio a vice-presidente Márcia Regina Machado Melaré, o diretor-tesoureiro, Marcos da Costa, e a diretora adjunta Tallulah Kobayashi Carvalho.


Anunciados os vencedores de prêmio para projetos de MDL

 

A cerimônia de premiação da primeira edição do prêmio Dê Crédito ao Meio Ambiente - destinado a reconhecer projetos baseados em Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) - ocorreu dia 23 de setembro, em Brasília, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI). O CRQ-IV apoiou desde o início esta iniciativa, tendo, inclusive, integrado a comissão julgadora. Seu representante foi o Químico Industrial Laércio Romeiro, da Comissão Técnica de Meio Ambiente.

Resultado de uma parceria entre os ministérios do Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e a revista Meio Ambiente Industrial, o prêmio recebeu 31 inscrições, sendo 20 na categoria “Ideias de Projeto” e 11 na categoria “Projetos Implantados”.

Os trabalhos contemplados na categoria “Ideias de Projeto” foram:

Melhor Benefício Socioambiental: IDDEIA – Instituto de Defesa e Desenvolvimento do Inteiro Ambiente (Valença/RJ), com o projeto “Biodigesto- res e Créditos de Carbono para o produtor rural”.
Melhor Benefício Econômico Financeiro: ArcelorMittal Bio Energia (Belo Horizonte/MG), que participou com o “Programa Produtores de Florestas Plantadas Sustentáveis na Zona da Mata do Estado de Minas Gerais”.

As empresas foram contempladas com um certificado de participação, troféu e carta de confirmação da consultoria oferecida pela Sustain Capital.

Agraciados com um certificado de participação e troféu, os Vencedores da categoria “Projetos Implantados” foram:

Lara Energia (de Mauá/SP) com o “Projeto de Conversão de Gás de Aterro em Energia”.
Plantar S/A (de Belo Horizonte/MG) com o “Projeto de Reflorestamento como fonte renovável de suprimento de madeira para uso industrial no Brasil”.

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região