Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2009 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Minicursos - Programa promoverá eventos em seis cidades


Com o apoio da Caixa Econômica Federal, o CRQ-IV promoverá 10 minicursos entre agosto e outubro. Haverá apresentações nas cidades de Araçatuba, Araraquara, Campinas, Ribeirão Preto, São Paulo e, estreando no programa, São José do Rio Preto, onde o Conselho inaugurou recentemente um escritório ).

Boas Práticas em Fabricação de Alimentos, Reúso de água industrial, Segurança em laboratório, Água de resfriamento, Tratamento de efluentes, e Colorimetria estão entre os temas já confirmados. Veja no quadro abaixo a programação, os tópicos, os apresentadores, os períodos de inscrição e para quais telefones ligar para se inscrever.  Na Capital, os eventos ocorrerão na sede do Conselho; no Interior, em hotéis. As aulas serão das 8h30 às 17h30. Serão conferidos certificados de participação.

Os minicursos são gratuitos, podendo participar profissionais em situação regular no CRQ-IV. Estão nesse grupo os desempregados que solicitaram e já obtiveram a dispensa do pagamento da anuidade. As inscrições deverão ser feitas exclusivamente por telefone . Importante: cada interessado poderá fazer a sua inscrição e, no máximo, a de um colega. Deverão ser informados os seguintes dados: nome, telefone, cidade onde reside, empresa onde trabalha, e-mail e nº de registro no Conselho.

Serão abertas 40 inscrições para cada minicurso, tendo vaga assegurada quem a reservar primeiro. Recomenda-se que a ligação seja feita logo na abertura das inscrições, pois as vagas esgotam-se rapidamente. Os profissionais que não conseguirem se inscrever poderão solicitar sua inclusão numa lista de espera. Os estudantes que quiserem participar serão colocados automaticamente na mesma lista. Será mantido contato caso ocorram desistências. Logo após fazer a inscrição, o interessado receberá um e-mail de confirmação.

Taxa - Conforme informado no início, a participação nos minicursos é gratuita. Porém, daqueles que reservarem vaga e não comparecerem sem prévio aviso  será cobrada uma taxa de R$ 210,00, destinada a cobrir parte das despesas da organização. Para evitar problemas, inscreva-se apenas se tiver certeza de que poderá participar. Do contrário, deixe a vaga para um colega. Ausências motivada por fatos inesperados (doença, falecimento em família etc) somente serão analisadas pelo Conselho se puderem ser comprovadas com documentos.

Data Cidade Período de
inscrição
Nome do minicurso Apresentador Telefone (das 9h30 às 15h)
28 de agosto
8h30 às 17h30
São Paulo 21 a 26/08 Tratamento de efluentes domésticos e industriais Professora Doutora Karla Gomes de Alencar Pinto

(11)
3061-6239

29 de agosto
8h30 às 17h30
Araraquara 24 a 27/08 BPF de fabricação de alimentos Química Industrial e Bióloga Marisa Bertozo Silva (16)
3332-4449
29 de agosto
8h30 às 17h30
Campinas 24 a 27/08 Tratamento de efluentes
domésticos e industriais
Professora Doutora Karla Gomes de Alencar Pinto (19)
3512-8160
10 de setembro
8h30 às 17h30
São Paulo 02 a 08/09 Reúso de água industrial Química Industrial Ana Elisa S. Caravetti (11)
3061-6239
12 de setembro
8h30 às 17h30
Araçatuba 04 a 10/09 Soluções em química analítica para biodisel e bioetanol Químico Romão Beserra Junior (18)
3621-0460
18 de setembro
8h30 às 17h30
São Paulo 11 a 15/09 Cor e colorimetria Bacharel em Química Paulo Cezar Maziero Tiano (11)
3061-6239
19 de setembro
8h30 às 17h30
Ribeirão Preto 14 a 17/09 Água de resfriamento Químico e Físico José Otávio Mariano Silva (16)
3610-9575
21 de setembro
8h30 às 17h30
São Paulo 14 a 17/09 Produtos químicos sujeitos à vigilância sanitária Químico Industrial, professor doutor Ubiracir Fernandes (11)
3061-6239
26 de setembro
8h às 17h30
S. J. do Rio Preto 21 a 24/09 Segurança em laboratório químico Bacharel em Química Adolfo G. Borges (17)
3222-3052
05 de outubro
8h30 às 17h30
São Paulo 28/09 a 01/10 Gestão de qualidade em laboratório Bacharel e doutor em Química Analítica Igor Renato Bertoni Olivares (11)
3061-6239

Os participantes terão direito à alimentação, certificado e apostila em preto e branco, contendo dois ou três slides por página. Os que desejarem apostilas coloridas e com um slide por página poderão obtê-las na seção Downloads deste site. Os arquivos serão disponbilizados cinco dias antes de cada curso. Eventuais despesas com deslocamento e hospedagem correrão por conta do participante.

Tratamento de efluentes domésticos e industriais  - Clique aqui para obter cópia colorida da apostila.
  • Tópicos: Principais mecanismos que levam à poluição hídrica; monitoramento e controle; indicação dos principais parâmetros analíticos usados na caracterização de águas residuais; introdução às principais metodologias de tratamento de águas residuais industriais e domésticas; métodos físicos, biológicos e químicos; custos; aspectos legais e gerenciais; legislação ambiental específica; padrões de qualidade e relacionamento com órgãos ambientais.  

  • Karla Gomes de Alencar Pinto é licenciada e Bacharel em Química, tem Mestrado em Química de Produtos Naturais, e Doutorado em Ciências. Professora de ensino básico, técnico e tecnológico do IFRJ até a presente data. Experiência na área de química, com ênfase em síntese orgânica, atuando principalmente nos seguintes temas: auxiliares de quiralidade, 1-S-(-)-β-pineno, síntese assimétrica e síntese estereosseletiva. Em análises de parâmetros físico-químicos de qualidade de águas residuais domésticas e industriais. Auditora ambiental (Interno), com participação em auditorias de conformidade legal (FEEMA DZ-056) e diagnóstica ISO 14000. Diversos cursos ministrados e realizados na área de meio ambiente, desenvolvimento de projetos de pesquisa realizados nas áreas química e de meio ambiente com apresentação da produção científica e tecnológica em eventos científicos internos e externos ao IFRJ.

BPF de fabricação de alimentos - Clique aqui para obter cópia colorida da apostila.

  • Tópicos: Legislação sanitária; perigos físicos, químicos e biológicos; microbiologia de alimentos e doenças transmitidas por alimentos; manipulação higiênica dos alimentos; higiene pessoal; higiene ambiental e das instalações; controle de pragas; como montar o Manual de Boas Práticas de Fabricação e requisitos de BPF.   

  • Marisa Bertozo Silva é Química industrial e bióloga especializada em microbiologia de alimentos. Atua há 28 anos nas áreas de qualidade industrial e produção, em empresas alimentícias. Sólida experiência na implementação de programas de qualidade como: GMP, APPCC, ISO 22000, 5S. Desenvolvimento e Implementação de Auditorias Internas e em fornecedores de insumos para a industria alimentícia, química e farmacêutica.

Reúso de água industrial - Clique aqui para obter cópia colorida da apostila.

  • Tópicos: Tipos de reúso de água na indústria; legislação aplicada; balanço hídrico industrial; tecnologias para reúso de água e aproveitamento de água de chuva.  

  • Ana Elisa S. Caravetti é Química Industrial, pós-graduada em Administração Industrial e MBA em Gestão Ambiental.Atua há 14 anos em indústrias químicas, desenvolvendo atividades na área de Gestão Ambiental, com foco em Tratamento de Água e Gestão de Resíduos. Possui 2 anos de experiência internacional (México) executando atividades voltadas para o mercado industrial mexicano, particularmente certificações ambientais e consultoria em tratamento de efluentes. Atual gerente de projetos especiais da KURITA do Brasil.

Soluções em química analítica para biodisel e bioetanol

  • Tópicos: Overview do mercado; regulamentações; biodiesel (análises cromatográficas e inorgânicas); bioetanol (análises cromatográficas) e biocombustíveis de 2º geração.
  • Romão Beserra Júnior é Químico formado pelo IQ-USP e atualmente supervisor de suporte da empresa PerkinElmer do Brasil.

Cor e colorimetria

  • Tópicos: Olho humano - aspectos psicofísicos da visão; objetos (aspectos físicos que interagem com a cor); luz (aspectos físicos e propriedades); princípios da colorimetria e uso da colorimetria na indústria.
  • Paulo Cezar Maziero Tiano é Bacharel em Química,  Pós Graduado em Administração Industrial, Co-Autor do Livro Tintas e Vernizes da Abrafati.

Água de resfriamento

  • 1.1 Torres de resfriamento: O que é uma torre, tipos de torres, como funcionam; 1.2 Sistemas fechados – água gelada: O que é um chiller,  como funciona; 1.3 Água para sistemas de resfriamento: Parâmetros de controle (sistemas abertos e fechados); 1.4 Problemas ocasionados pela água: Corrosão, Incrustação; 1.5 Tratamento de água de sistemas de resfriamento: Objetivos do tratamento de água, Corrosão* – programa de tratamento – sistemas abertos e fechados; Incrustação – programa de tratamento – sistemas abertos e fechados, Desenvolvimento microbiológico (sistemas abertos e fechados), Economia de água (ciclos de concentração – sistemas abertos), Como calcular o ciclo de concentração de operação, Como calcular o ciclo de concentração máximo de operação, Consumo de água X ciclo de concentração, Consumo de água X custo do tratamento químico; 1.6 Controle das taxas de corrosão e incrustação, Cupons (Tipos de cupons e finalidades), Árvore de corpos de prova (Procedimento para instalação, acompanhamento e retirada dos cupons); 1.7 Controle do desenvolvimento microbiológico (Microbiologia da água, Corrosão microbiológica, controle do desenvolvimento microbiológico).
     
  • José Otávio Mariano Silva é Diretor Geral e principal Responsável Técnico da Aquaplan Tecnologia Ltda. Químico pela Universidade Mackenzie, Físico e Economista pela Universidade de São Paulo. Atua nas áreas de Tratamento de águas industriais e especialidades químicas desde 1968. Autor ou co-autor de numerosos trabalhos técnicos apresentados e publicados no Brasil e no exterior sobre tratamento de águas industriais, na Petrobras, Associação Brasileira de Corrosão, International Water Conference, National Association of Corrosion Engineers, Cooling Tower Institute, e Associação Brasileira de Cosmetologia.

Produtos químicos sujeitos à vigilância sanitária

  • Tópicos: O que é Vigilância Sanitária; histórico e conceitos; ANVISA; BPF de produtos; infrações sanitárias; regularização de produtos e insumos químicos.
  • Ubiracir Fernandes Lima Filho - Químico Industrial, Mestre em Produtos Naturais e Doutor em Vigilância Sanitária; 10 anos em Controle da Qualidade e Estudos de Estabilidade em Indústrias Farmacêuticas.Ex-funcionário da ANVISA atuando na avaliação de processos para registro, em inspeções sanitárias, como membro da comissão de pesquisa, e participação no desenvolvimento e revisão de normas nas áreas de Saneantes e Medicamentos; Coordenador acadêmico do curso de Especialização em Tecnologia Industrial de Produtos Saneantes; Consultor Técnico-científico no desenvolvimento de substâncias ativas, formulações e metodologias analíticas, e regulamentação de empresas e produtos pela Montesano & Associados.

Segurança em laboratório químico

  • Tópicos: Risco no manuseio de produtos químicos em laboratórios; condições básicas para ter um laboratório seguro; equipamentos de proteção individual e coletivos usados em laboratórios; práticas corretas no manuseio de vidrarias e reagentes; armazenagem de produtos químicos; descarte de resíduos químicos; incêndios, causas e controle.
  • Adolfo Borges é Bacharel em Química pelo Instituto de Química da U.S.P. (1975), tem 14 anos de experiência em laboratórios e análise instrumental, fornecendo treinamento e assessoria. Atuou como assessor técnico do do SENAI-SP na implantação da Escola Técnica de Química (S.B.C.-SP), quanto aos projetos e instalações, com ênfase na segurança dos Laboratórios.É consultor na área de Meio Ambiente e Segurança em Laboratórios. Tem arrtigos publicados em revistas técnicas nacionais e ministrou o curso de "Segurança em Laboratórios" para cerca de 4000 profissionais de mais de 150 empresas/instituições.

Gestão de qualidade em laboratórios 

  • Tópicos: Conceitos e definições; estrutura básica de um sistema de qualidade, ISO/IEC 17025 e sua comparação com as Boas Práticas de Laboratório; implantação e auditoria de Sistemas de Gestão da Qualidade; dificuldades e vantagens em se implantar um Sistema de Qualidade – Estudos de Caso.
  • Igor Renato B. Olivares é Bacharel e doutor em Química Analítica, atua como professor no Instituto de Química da USP/São Carlos, ministrando aulas sobre Sistemas de Qualidade em Laboratório, tendo publicado um livro sobre este assunto. Integra a equipe de instrutores do Instituto Internacional de Cromatografia, presidido pelo professor Fernando Lanças (USP/São Carlos). 
 
Locais de realização dos minicursos

São Paulo -
Sede do CRQ-IV - Rua Oscar Freire, 2.039 - Pinheiros. O estacionamento estará disponível, gratuitamente, havendo disponibilidade de vagas. Clique aqui para saber como chegar.

Araraquara - Hotel Shelton Inn - Rua Miguel Cortez, 35 - Vila Suconasa, próximo da rodoviária, telefone (16) 3301-0058. O estacionamento não estará disponível para quem não estiver hospedado. Clique aqui para o ver o mapa.

Campinas - Hotel Euro Suit - Rua Regente Feijó, 595, telefone (19) 3232-3036. O estacionamento será por conta do participante. Clique aqui para ver o mapa.

Araçatuba - Pekin Palace Hotel - Av. Brasília, 1.910 - Bairro Nova York, telefone (18) 2103-2220. O estacionamento não estará disponível para quem não estiver hospedado. Clique aqui para ver o mapa.

Ribeirão Preto - Hotel Sleep Inn - Av. Presidente Kennedy, 1.400, telefone (16) 3019-8300. O estacionamento é cortesia para o participante do evento. Clique aqui para ver o mapa.

São José do Rio Preto - Hotel Plaza Inn Nacional - Rua Professor Carlos Ibanhez, 35, telefone (17) 2136-7400. O estacionamento é cortesia conforme disponibilidade. Clique aqui para ver o mapa.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região