Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jul/Ago 2009 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Comemoração - IQ de São Carlos completa 15 anos


O Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQSC), campus de São Carlos, realizou uma cerimônia dia cinco de junho para comemorar seus 15 anos de criação. Organizado em conjunto com o Instituto de Física da mesma universidade, o evento homenageou ex-professores e alunos. O presidente do CRQ-IV, Manlio de Augustinis, esteve entre os convidados e durante sua participação fez a entrega do Prêmio Lavoisier aos melhores alunos dos cursos de Bacharelado em Química, Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas e de Licenciatura em Química, este último mantido em conjunto com os institutos de Física e de Ciências Matemáticas e de Computação, ambos também de São Carlos.

O IQSC tem origens na década de 1950, quando a disciplina – ao lado da física e da matemática – ainda integrava o rol de ciências básicas da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC).  Na reforma universitária de 1968, as cadeiras de química e física foram separadas da EESC e formaram uma entidade própria, o Instituto de Física e Química de São Carlos (IFQSC). Em 1994, após uma outra reformulação, cada ciência ganhou seu próprio instituto.
A cerimônia reuniu aproximadamente 200 convidados. Uma das organizadoras, Maria Tereza do Prado Gambardella, professora doutora de cristalografia, disse que o evento serviu de ponto de encontro para muitos profissionais que já passaram pelo IQSC. “Todos puderam relembrar os velhos tempos, rever antigos colegas e ainda participar das homenagens programadas”, salientou.

Um dos homenageados foi o Bacharel Flávio Leite, primeiro aluno a defender uma tese de mestrado no IQSC. Frequente colaborador do CRQ-IV, seja produzindo artigo técnicos para o Informativo ou ministrando cursos e palestras, Leite construiu uma carreira de sucesso, sendo atualmente diretor da empresa T&E Analítica, de Campinas. Também foram homenageados os ex-alunos Marcio de Paula, representante da primeira turma de ingressantes no Instituto de Química e Cristina Aparecida Diagone, representando a primeira turma de alunos formados pela instituição.

Hoje o IQSC é referência em pesquisa e qualidade de ensino. O campus dispõe de uma infraestrutura que contempla laboratórios, sala de seção técnica de informática, oficinas de vidraria, áudio visual e central de análises químicas instrumentais. Por ano são oferecidas 60 vagas para ingresso no curso de Bacharelado Fundamental ou Tecnológico e outras 50 para Licenciatura em Ciências Exatas. A escolha pela habilitação em química, física ou matemática para os alunos matriculados na licenciatura só poderá ser feita no terceiro ano do curso e leva em conta o desempenho de cada estudante.

Lavoisier - Criado pelo Conselho Regional de Química, o Prêmio Lavoisier tem o objetivo reconhecer e ressaltar a dedicação dos melhores alunos dos cursos de nível médio e superior da área da química ministrados no Estado de São Paulo. Ele é representado por um diploma e uma medalha de honra ao mérito que, normalmente, são entregues durante a cerimônia de colocação de grau.

O presidente do Conselho, Manlio de Augustinis, entregou o Prêmio Lavoisier aos seguintes alunos do IQSC: Bruno Bassi Mílan Torres (curso de Bacharelado em Química), Natalia Ellen Castilho de Almeida (curso de Bacharelado em Química com Atribuições Tecnológicas) e Adriana Marques (curso de Licenciatura em Ciências Exatas – Habilitação em Química).





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região